Usar o tempo de espera do usuário do SUS na unidade, seja para consulta ou outro procedimento, para promover ações de prevenção à saúde tem sido um hábito incorporado pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Quinta da Boa Vista. O projeto de educação em saúde foi proposto por cinco servidores do posto à coordenação, imediatamente recebendo o apoio dos demais membros da equipe. Segundo uma das idealizadoras da iniciativa, a enfermeira Chaiene de Moraes Dresch, os profissionais constataram em suas reuniões de trabalho que o fluxo de pacientes da ESF – colocada integralmente em operação em agosto do ano passado – seria propício para otimizar o tempo das pessoas e, ao mesmo tempo, qualificar o atendimento através de práticas de acolhimento e de escuta qualificada. “Em um contexto coletivo, conseguimos agregar nestas oportunidades a troca de saberes e o esclarecimento de dúvidas da comunidade, além de conhecer ainda melhor suas demandas e prioridades”, explicou.
O lançamento do projeto aconteceu mês passado e, neste mês, a pauta sugere que sejam abordadas em grupo questões como o Junho Violeta - campanha visa combater a violência e os maus-tratos contra idosos e o Junho Laranja – que alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e leucemia, além de abordagem especial acerca de infecções virais, dada a chegada do clima frio. A cada mês, profissionais da equipe são encarregados pela condução dos temas junto aos usuários. Até o próximo dia 30, o trabalho estará sendo coordenado pela agente comunitária de saúde Sônia Menezes de Sena, com o apoio dos colegas.
SERVIÇO HUMANIZADO
A interação motivada por esta proposta entre o público e os servidores da unidade teve pronta receptividade e, efetivamente, tem resultado em uma atuação mais humanizada, reforçando os vínculos com a comunidade. Esta tem sido a conclusão da coordenadora da ESF Quinta da Boa Vista, enfermeira Itiane Ottes, que já está planejando novas ações comunitárias que possam aproximar o usuário do serviço de saúde. “Trazemos sempre temas atuais e que habitam o cotidiano do paciente, sempre tendo em mente o nosso compromisso com a saúde preventiva, não meramente a curativa”, avalia. Além dos grupos terapêuticos já em atuação (apoio às gestantes, diabéticos, hipertensos), a equipe da unidade já possui um novo projeto a ser lançado, de cunho comunitário e que atraia o público com outros interesses segmentados e amplie as faixas etárias.
PRÓXIMA AÇÃO
22/06 – Quinta-feira, às 10h
Aberto aos usuários da ESF Quinta da Boa Vista
Rua Manoel Pinto da Motta, nº 1208
Pauta:
- Além das campanhas Junho Violeta e Junho Laranja, nesta edição o médico da unidade, Pedro Porcela Aurélio, vai somar-se aos agentes comunitários de saúde para uma fala sobre autocuidado. A partir de junho, o objetivo é de que as intervenções do projeto ocorram semanalmente, sempre às quintas-feiras.