Cachoeira do Sul deu mais um passo em busca de um campus do Instituto Federal Farroupilha, que faz parte de um projeto de consolidação e expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica em todo país.
Na quarta-feira, 4, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, e a diretora pedagógica da SMEd, Solanje Louzada, estiveram em Júlio de Castilhos, visitando o Campus do IFFar daquele município.
Elas foram recepcionadas pelo Diretor do Campus, Rodrigo Carvalho Carlotto, pela diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Daniela Schittler, e pelo Diretor de Administração,
Gustavo Cauduro. Também participaram da visita o professor Carlos Rodrigo Lehn, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, o professor Artur Frantz, pró-reitor de Graduação e a professora
Mirian Kovhautt, pró-reitora de Administração.
Segundo os representantes do Instituto, o primeiro movimento do município para obter êxito nessa demanda é demonstrar interesse, força política e oferecer contrapartidas de infraestrutura para a instalação do campus.
Audiência Pública - Nesta terça-feira, o deputado Valdecir Oliveira informou que foi aprovada a solicitação de audiência pública em Cachoeira do Sul, que será realizada no início de agosto, organizada pela Assembleia Legislativa, para que a cidade demonstre interesse na instalação do IFFar.
Visita - O campus de Júlio de Castilhos se assemelha com o porte do que Cachoeira quer receber. Durante a visita, a vice-prefeita Angela disse estar muito surpresa com a infraestrutura e a potência do Instituto. "Saímos encantadas e entusiasmadas para ter um IFFar em Cachoeira", declarou Angela.
A definição dos eixos de cursos será realizada após a audiência pública e a aprovação da cidade para receber um campus.
"Cachoeira precisa demonstrar que quer o IFFar, por isso, precisamos da mobilização da nossa comunidade", explica Angela.
Os cursos são definidos conforme os arranjos produtivos locais e a necessidade da cidade e da região.
O Instituto oferece ensino médio integrado ao técnico, ensino técnico subsequente, graduação, pós-graduação e outros cursos.