10 AGO 2023
ESF Tupinambá dá a largada ao Agosto Dourado na rede básica

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tupinambá dará o passo inicial do Agosto Dourado junto à rede de atenção básica à saúde em Cachoeira do Sul, nesta sexta-feira (11/07), com o encontro de gestantes previsto para às 13h30min na unidade. O mês é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No lançamento da campanha, a coordenação do posto de saúde convidou a discorrer sobre o tema a enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, Débora Dickel de Jesus Pessôa, Mestre em Saúde Materno Infantil e Consultora em Aleitamento Materno. Em sua apresentação, numa conversa informal com gestantes, puérperas e demais mães, a servidora abordará os benefícios da amamentação, considerada um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada ao maior número de episódios de diarreia, hospitalizações por doença respiratória, risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno e menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco, entre outros. “Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração”, acrescenta a enfermeira Débora.

O PAPEL DAS ESFs

Manuais da Secretaria de Atenção à Saúde do governo federal preconizam que o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Na área da Atenção Básica à Saúde, desde a sua criação, no ano de 1993, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vêm se consolidando como um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um movimento de expressiva expansão de cobertura populacional, aprimorando em muito o acesso da população às ações de saúde.

É neste contexto que a gestão municipal da saúde estará trabalhando o tema durante todo o mês nos postos de saúde da zona urbana e também no interior do município, como é o caso da ESF Piquiri, que está mobilizando mães de recém nascidos e gestantes para uma ação educativa em data a ser confirmada. “Cabe às unidades de cada bairro disseminar as informações e mobilizar o público-alvo para orientar e esclarecer dúvidas”, explica a Coordenadora de Enfermagem da SMS, enfermeira Patrícia Fagundes. Para a tarefa de busca ativa dessas mães, os postos de saúde contam com o reforço dos agentes comunitários de saúde através das visitas domiciliares que desenvolvem em suas respectivas áreas de atuação. “Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe”, pondera a coordenadora da ESF Tupinambá, Andiara Ramos, que organizou o evento desta sexta-feira.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024