16 AGO 2023
EAP Central fecha nesta quinta-feira e reabre já em nova sede

A Secretaria Municipal da Saúde começa nesta quinta-feira (17/08) o processo de mudança da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, antiga US1, atualmente em operação junto ao prédio do INSS, para a nova sede localizada na Rua Conde de Porto Alegre, 1255. Por esta razão, os serviços de saúde encerram às 16h desta quinta e devem ser retomados na próxima terça-feira (22/08), a partir das 7h, já no novo endereço. O prédio de 371 metros quadrados de área construída passou por reforma e foi totalmente adaptado às necessidades de um serviço de saúde pública. Trata-se de imóvel alugado, pelo valor mensal de R$ 8 mil, com capacidade de absorver com qualidade toda a demanda da EAP Central, que contabiliza uma média de 10 mil atendimentos mensais.

A saída da unidade municipal das dependências do INSS vinha sendo negociada na esfera jurídica, através de processo judicial movido pelo órgão federal contra a Prefeitura a partir de fevereiro de 2013. “Trata-se de um processo antigo, que vinha sendo conduzido de forma conciliatória tanto com o INSS quanto perante a Justiça. A mudança que estamos providenciando tornará o serviço mais moderno e seguro aos usuários do SUS e aos servidores que lá trabalham”, explica o secretário municipal da saúde, Milton Kelling. Pelo projeto da nova sede, que já conta com parecer favorável do Conselho Municipal de Saúde desde o mês de março de 2022, as acomodações constarão de recepção, sala de acolhimento, sala de pré-consulta, três consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de vacinas e curativos, copa, vestiário, banheiros, almoxarifado, expurgo e depósito de materiais.

SERVIÇO

A orientação da Secretaria de Saúde aos usuários cadastrados na unidade é que na sexta-feira (18/08) e na segunda-feira (21/08) procurem os serviços de vacinação e pediatria, preferencialmente, nas EAPs Centro Social Urbano e Marina. A agenda de consultas será retomada a partir da terça-feira e, neste intervalo, atendimentos de emergência seguem tendo como referência a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Somente a sala de imunização não tem previsão de reabertura, pois dependerá de inspeções técnicas e protocolos de segurança em saúde. A Administração Municipal ainda não definiu data para os atos inaugurais da nova sede.

NOVA SEDE EAP CENTRAL

Abertura – 22/08, terça-feira

Rua Conde de Porto Alegre, 1255 – esquina com Rua XV de Novembro

Horário de atendimento: 7h às 12h e das 13h às 16h