29 AGO 2023
O controle do tabagismo na rede de atenção básica

Esta terça-feira, dia 29 de agosto, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A data tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo trata-se de uma dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé. Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) reúne os esforços no âmbito da saúde pública para promover a saúde, prevenir o tabagismo e oferecer o tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Cachoeira do Sul, a proposta da Secretaria Municipal da Saúde é que o tratamento medicamentoso, grupos de apoio e acompanhamento clínico estejam à disposição dos fumantes nos postos de saúde, em iniciativa que descentraliza o serviço aos bairros e facilita o acesso à população. No momento, o programa já encontra-se à disposição nos postos de saúde central, na unidade do Centro Social Urbano e nos bairros Fátima, Tupinambá e Barcelos. Inicialmente, para a população do interior do município, a referência será a EAP Volante Norte, que atende comunidades como o Bosque, Capané e Três Vendas.

Para que a unidade de saúde possa implantar o programa de controle do tabagismo, profissionais de saúde (médico, enfermeiro e/ou psicólogo) precisam passar por capacitação específica. Como já está programado para o final de setembro um novo treinamento de equipes, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que mais unidades estejam liberadas a prestar o tratamento já a partir do mês de outubro.

COMO PARTICIPAR

Os usuários do SUS que desejem parar de fumar devem procurar uma das seis unidades já cadastradas a fim de integrarem uma lista de interesse e, a partir da inscrição, permitirem que os coordenadores façam o pedido da medicação que integra a terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico). O tratamento inicia com a consulta médica e requer acompanhamento pelo período de 12 semanas, seja pelo médico ou pelo enfermeiro da equipe.

UNIDADES QUE OFERECEM O PROGRAMA

* EAP Central

* EAP Centro Social Urbano

* ESF Fátima