04 SET 2023
O Setembro Amarelo na rede municipal de saúde

O Centro de Atenção Psicossocial – Caps II, através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vai implementar os temas de valorização da vida e prevenção ao suicídio à rotina dos grupos e oficinas terapêuticas durante todo o mês, em alusão à Campanha Setembro Amarelo. Segundo a coordenadora da rede, psicóloga Lisiane Homrich, as demais unidades que compõem o setor também estarão adaptando o conteúdo aos seus públicos-alvo. No Caps II, acrescenta a servidora, as atividades de conscientização abrangerão os grupos de convivência de familiares dos usuários do serviço, assim como os grupos formados por pacientes portadores de transtornos pesados, de ansiedade e de transtorno afetivo bipolar.

Ao mesmo tempo, a coordenação do Caps II aplicará as questões de combate ao suicídio por meio das oficinas terapêuticas, desenvolvidas três vezes por semana pela unidade. “O tema é relevante e complexo e, mais do que nunca, estaremos atentos e receptivos aos usuários do SUS em sofrimento mental”, destaca a psicóloga, lembrando que os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estão à disposição daquelas pessoas que reconhecem a necessidade de ajuda ou dos familiares que lidam com pessoas acometidas de algum transtorno mas que não conseguem fazê-lo.

A CAMPANHA

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria e consiste na campanha nacional pela conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens, sobretudo no contexto pós-pandemia da Covid-19. De acordo com números oficiais do Ministério da Saúde, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (os postos de saúde) é a porta de entrada para o tratamento dos usuários em sofrimento psíquico e desempenha papel fundamental na abordagem dos transtornos mentais, principalmente os leves e moderados, não só por sua capilaridade, como também por conhecer a população, o território e os determinantes sociais que interferem nas mudanças comportamentais, dispondo de melhores condições para apoiar o cuidado. Diferentes níveis de complexidade compõem o quadro, sendo os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, em suas diferentes modalidades, pontos de atenção estratégicos da RAPS. São serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional e que atuam sobre a ótica interdisciplinar.

ONDE PROCURAR AJUDA

- CAPS e unidades básicas de saúde (saúde da família, postos e centros de Saúde).

- UPA 24H, SAMU 192 e HCB

- Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita)

UNIDADES DA RAPS

Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, na Rua Isidoro Neves da Fontoura, nº 426)