06 SET 2023
Município duplica a capacidade de coleta de lixo reciclado

O prefeito José Otávio Germano formalizou, na manhã desta quarta-feira (06/07), a assinatura da ordem de serviço para coleta de resíduos recicláveis que duplica a capacidade de produção a partir de uma nova modalidade por credenciamento. Em ato promovido em seu gabinete, ao lado do secretário municipal do Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, o prefeito recebeu os integrantes das cooperativas Cocari e Eco Centro, que passaram a contar com o repasse de subsídio para o recolhimento de 50 toneladas de lixo por mês cada. Anteriormente, o serviço era realizado somente pela Cocari.

O titular do Meio Ambiente comemorou a decisão do prefeito de aumentar o investimento no descarte de lixo ecológico, já que ao início de seu governo o volume de arrecadação subvencionado era de 40 toneladas e, agora, já soma as 100 toneladas. “Este número configura um avanço para o Município em preservação do meio ambiente e em responsabilidade social perante esses trabalhadores, reconhecendo um esforço coletivo das equipes da SMMA e de seus parceiros”, manifestou Fogliarini.

Na sua fala aos representantes do setor, José Otávio Germano comentou da alegria em poder anunciar a ordem de serviço que beneficia 40 famílias cooperadas (20 de cada cooperativa), alcançando o total de cerca de 140 cachoeirenses. “O nosso propósito com as cooperativas está sendo cumprido, diante de uma classe honrada e trabalhadora, e mais: firmo o compromisso de aumentar o valor do subsídio no próximo ano”, anunciou o prefeito. Atualmente, será investido o valor de R$ 26.120,85 para cada 50 toneladas coletadas, a capacidade definida para cada cooperativa.

CONTÊINER LARANJA

coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. São considerados recicláveis materiais como papéis (jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral), plásticos (tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, entre outros), vidros (tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens) e metais (latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros).

Os contribuintes podem solicitar a coleta entrando em contato com as cooperativas ou depositar os resíduos diretamente nos contêineres da cor laranja que estão espalhados por 50 pontos da cidade. O lixo não reciclado é acondicionado nos contêineres da cor verde, que apresentam pelo menos 500 unidades por todo o município.

COLETA SELETIVA

Para acionar a Cocari: 99833-3755 ou 3530-3790