A nutricionista do quadro de carreira da Prefeitura Municipal, Fernanda Reichert, é a nova Diretora-Geral da Secretaria Municipal da Saúde. Nomeada há cerca de uma semana pelo titular da pasta, Paulo Gonçalves, a servidora vinha até então respondendo pela coordenação da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, recentemente transferida para a Rua Conde de Porto Alegre, 1271. Fernanda é natural de Santa Maria, contabiliza 10 anos de funcionalismo público municipal, é pós-graduada em Gestão em Saúde, em Docência, em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e, ainda, em Obesidade e Emagrecimento. A nutricionista já atuou nos Serviços de Residenciais Terapêuticos (SRTs), Centros de Atenção Psicossocial (II e AD) e Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIS).
Na nova função, além de integrar a gestão ao lado do secretário Paulo Gonçalves, a Diretora-Geral acumulará a coordenação do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), braço técnico da secretaria que presta apoio operacional à Rede de Atenção Primária (ESFs, EAPs, EACS e ESB), à Rede de Atenção Psicossocial (Caps i, Caps II, Caps AD, Ament, TeAtende, TeAcolhe, SRTs), à Rede de Atenção Especializada (Ambulatório Vida, Odontologia Especializada, Centro de Saúde Princesa do Jacuí), à Rede de Urgência e Emergência (UPA, SAMU), à Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental e Sanitária), à Regulação e à Farmácia municipais.
PRIORIDADES
Fernanda Reichert afirma que sua prioridade como Diretora-Geral será “a articulação intersetorial, tendo em vista atender às demandas da saúde, principalmente, as mais urgentes e importantes, sempre com foco no funcionamento eficiente do SUS em Cachoeira do Sul”. Nesta terça-feira (17/10), ao lado do titular da SMS e de coordenadores de setores da pasta, Fernanda participou do 1º Encontro da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/RS), que acontece na sede da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde.