17 OUT 2023
Técnicos do Tribunal de Contas vieram avaliar o asfalto da David

Um grupo com engenheiro, auditor e laboratorista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) esteve em Cachoeira do Sul para uma ação que avalia em várias cidades do Rio Grande do Sul a qualidade de pavimentações asfálticas concluídas recentemente. Serão visitadas entre 20 a 30 cidades em todo o Estado. Em Cachoeira, foram coletadas amostras do asfalto em diversos trechos da Rua David Barcelos.

A vistoria foi agendada previamente pelo TCE junto a Secretaria Municipal de Planejamento, e o trabalho foi acompanhado pelo Engenheiro Civil, Maurício Anton, e pelo Técnico em Edificação, Marcelo Alves. Na sequência, a equipe do TCE ainda iria para Santa Maria e Cruz Alta, fazer o mesmo tipo de vistoria.

Segundo Maurício, a análise busca avaliar a espessura do asfalto e características da massa asfáltica, tais como teor de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), granulometria, compactação e resistência. As amostras serão enviadas para um laboratório especializado e um relatório com os resultados serão enviados, posteriormente, aos municípios auditados. Em caso de inconformidades, o documento serve ainda de suporte para tomada de decisões quando a aplicação de penalidades contratuais à empresa responsável pela execução do projeto.

Importante

A Secretaria Municipal de Planejamento tem ciência de problemas no asfalto em frente a Escola Borges de Medeiros e a empresa AsfaltoSul já tinha sido notificada para realizar os devidos reparos, tal como previsto no contrato firmado. Apesar de a obra ser considerada concluída, a empresa ainda tem cerca de R$ 500 mil a receber, valor que deve ser quitado apenas após consertos necessários na via.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024