A Comissão Comunitária Pró-Medicina de Cachoeira do Sul recebeu na terça-feira, dia 17, no gabinete da prefeita em exercício Angela Schumacher Schuh, o Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, a vice-Reitora Andréia Rosane de Moura Valim e o Pró-Reitor de Administração, Heron Sérgio Moreira Begnis, para tratar do edital publicado pelo Governo Federal, no dia 4 de outubro, que prevê a abertura de novos cursos de medicina em todo país.
Rafael reforçou o interesse da Unisc em abrir o curso de Medicina em Cachoeira, declaração que havia sido dada quando da visita da Comissão à Universidade e ao Hospital Santa Cruz, em agosto. Ele disse ainda que o curso não vem sozinho. O campus deve contemplar outros cursos, principalmente da área da saúde. A Universidade deverá apresentar o projeto de instalação ao Governo Federal até o dia 8 de janeiro.
A vice-reitora Andréia falou da importância da rede básica de saúde e do hospital estarem preparados para receber os alunos, que a partir do 4º semestre iniciam as aulas práticas nos serviços de saúde. “A caminhada pela medicina passa também pelos programas de residência médica no Hospital. A residência é o que fixa os médicos na região e nós queremos formar profissionais que fiquem atuando aqui”, disse Andréia, lembrando que o percentual médico por número de habitantes é um critério importante na escolha das cidades que receberão os cursos.
A previsão é que sejam abertos 4 novos cursos no Rio Grande do Sul, com 60 vagas de medicina em cada um deles.
Além do encontro no gabinete, o grupo visitou o HCB, onde foram recebidos pela Provedoria e pelo superintendente, Luciano Morshel. A divulgação preliminar das cidades selecionadas acontece no dia 24 de junho e o resultado final será no dia 23 de agosto. As aulas do curso deverão começar, no máximo, um ano após a divulgação do resultado.