24 NOV 2023
Emendas impositivas garantem exames e cirurgias

A destinação de recursos públicos indicada por parlamentares via emendas impositivas vai garantir a realização de mais de 760 ultrassonografias pela saúde pública municipal, o que deverá zerar a fila de espera por ecografias mamárias pelo SUS em Cachoeira do Sul. A boa notícia foi anunciada pelo secretário municipal da saúde, Paulo Gonçalves, a partir da confirmação pelo Executivo dos repasses previstos de R$ 38 mil, designados pela bancada do PT na Câmara Municipal, e mais R$ 28 mil destinados pelo vereador Barão Garcia, ambos indicados para exames desta especialidade. Somente a primeira emenda citada permitiu à SMS agilizar a liberação de 440 exames, enquanto que a partir da segunda transferência de verba, outros 328 exames estão sendo autorizados.

Gonçalves já solicitou ao Setor de Regulação da pasta um mutirão para avaliar a demanda represada por este tipo de análise clínica de imagem, determinando o início imediato dos agendamentos. “Muitas mulheres aguardam pela realização das ultrassonografias e, a partir deste novo fôlego, poderemos dar conta de toda essa demanda específica. As dificuldades fazem parte de uma boa gestão, a partir do momento que esta as identifica e busca soluções”, destacou o secretário da saúde. Uma terceira emenda impositiva, da ordem de R$ 120 mil e indicada pelo vereador Marcelo Martins, o Marcelinho, também foi confirmada e viabilizará 60 novas cirurgias de catarata aos pacientes do SUS. Este tipo de procedimento cirúrgico, segundo o Setor de Regulação da SMS, detém a maior procura na área da oftalmologia.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024