16 FEV 2024
Todos os caminhos levam para o Carnaval de Rua de Cachoeira

A comunidade cachoeirense tem um encontro marcado neste sábado, dia 17. O Carnaval de Rua de 2024 promete ser o maior da década, levando alegria, cultura e descontração para a Rua Júlio de Castilhos.

O desfile inicia às 21h, a partir da Rua Duque de Caxias, descendo a Júlio até a Juvêncio Soares. Os primeiros a desfilarem são os blocos “Gole” e “Cachoeira Mil Grau”, acompanhados da Corte do Carnaval.

Na sequência, desce a Banda Veterana, a Escola Aldeanos do Samba, a Banda Belmondo e a Escola Unidos da Vila. A ordem das escolas foi definida por sorteio.

Na apresentação do Carnaval deste ano estarão os secretários Vanessa Csaszar e Itamar Luz, que ficarão no palanque de autoridades na Praça da Caixa d’Água.

Ao lado, em outro palanque, estarão os 10 jurados indicados pela AJUCEPERGS - Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul, responsável por julgar os maiores carnavais do estado. Além dos jurados, que são todos de fora de Cachoeira, há uma comissão de fiscalização indicada pela Prefeitura. As duas escolas que disputam o título de campeã do Carnaval 2024 – Aldeanos e Unidos da Vila – serão julgadas pelos quesitos indicados no regulamento, que foi construído pela Secretaria de Cultura e pelas próprias escolas.

Além dos dois palanques, haverá espaço reservado para a imprensa.

Infraestrutura para atender a todos – A organização do carnaval distribuirá 30 banheiros químicos e dois banheiros para PcD pela extensão da Júlio.

Cerca de 30 ambulantes estarão distribuídos em 3 praças de alimentação – na Juvêncio, na Santos Dumont e na Melvin Jones – para garantir comida e bebida para todos os presentes.

A organização pede que a comunidade leve sua cadeira para ficar melhor acomodada.

Carnaval das mulheres – Um fato inusitado chama atenção na edição 2024 do Carnaval de Cachoeira. À frente da organização estão 5 mulheres – a prefeita Angela Schuh, a secretária Mirela Kruel, a produtora Angélica Fonseca e as duas presidentes das Escolas de Samba – Patricia Maciel, da Aldeanos, e Ana Falcão, da Unidos da Vila.

“Estamos trabalhando bastante e com transparência para entregar um grande carnaval e com tranquilidade e paz – para a organização e para as escolas fazerem seu trabalho”, declarou a secretária municipal de Cultura, Mirela Kruel.

Apuração – A apuração do Carnaval acontece no domingo, a partir das 16h, na Casa de Cultura, com número limitado de acesso para os componentes das escolas de samba. A Rua 7, em frente a Casa de Cultura, será fechada para concentração dos torcedores. A previsão é de que às 17h30min seja conhecida a escola campeã do Carnaval 2024 de Cachoeira do Sul.

Carnaval 2024 – Realização: Prefeitura de Cachoeira do Sul

Produção: Angel Produção

Patrocínio Master: Corsan Aegea

Patrocinadores: Decker Haus, NC Ferragens, Estúdio Bohrer, Digo’s, Cervejaria Belmondo, Pavin e Kilian Embalagens, Forth Infraestrutura Elétrica e Grupo Bonnel.

Autor: Eloisa Uliana