18 FEV 2024
Desfile das escolas de samba levou 25 mil à avenida
Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Escola Unidos da Vila

A apresentação oficial das escolas de samba, realizada neste sábado (17/02), garantiu um espetáculo de alegorias, animação e diversidade cultural durante a segunda noite do carnaval de rua de Cachoeira do Sul. A Avenida Júlio de Castilhos foi o palco da maior festa popular da cidade, atraindo, conforme estimativa da Brigada Militar, um público médio de 25 mil espectadores durante a noite de sábado e madrugada deste domingo. A organização do evento, a cargo da Secretaria Municipal da Cultura, manteve o compromisso de pontualidade no cumprimento da programação, finalizando o desfile às 2h15min. A largada para o show da passarela do samba foi marcada pelas boas-vindas ao público feita pela prefeita Angela Schuh, nos minutos que sucederam às 21h.

Seguindo a ordem definida por sorteio, os primeiros a desfilarem foram os blocos É o Gole e Cachoeira Mil Grau, acompanhados da Corte do Carnaval. Na sequência, a Banda Veterana ganhou a avenida e foi seguida pela primeira escola de samba, a Aldeanos do Samba, que trouxe este ano o tema “Lair Vidal, no cantar do sabiá, a educação venceu. Hoje na Aldeanos, o palco principal é seu”. Uma das novidades da folia 2024 foi incluir uma performance musical, a da Banda Belmondo, para animar o público durante o intervalo entre as escolas. Outra inovação ficou por conta da instalação de dois telões na Júlio de Castilhos, recurso tecnológico adotado com a proposta de aproximar todos os detalhes da festa dos espectadores.

Por volta da 1h, a Escola Unidos da Vila ganhou a passarela com o enredo “Farsas e Mentiras”, ficando a cargo da Banda Belmondo uma segunda apresentação que marcou o encerramento do evento. Com o tema “Balanço das Águas”, o carnaval de rua deste ano foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, com realização a cargo da empresa Angel Produção e apoio dos patrocinadores Decker Haus, NC Ferragens, Estúdio Bohrer, Digo’s, Cervejaria Belmondo, Pavin e Kilian Embalagens, Forth Infraestrutura Elétrica e Grupo Bonnel. Além disso, o evento contou com o patrocínio master da Corsan e Aegea.

APURAÇÃO E RESULTADO

As duas escolas que disputam o título de campeã do Carnaval 2024 – Aldeanos e Unidos da Vila – serão julgadas pelos quesitos indicados no regulamento, que foi definido pela Secretaria de Cultura e pelas próprias escolas. A apuração dos resultados acontece neste domingo, a partir das 16h, na Casa de Cultura, com número limitado de acesso para os componentes das escolas de samba. A Rua Sete de Setembro, em frente a Casa de Cultura, será fechada para concentração dos torcedores. A previsão é de que às 17h30min seja conhecida a escola campeã do Carnaval 2024 de Cachoeira do Sul. A avaliação do desfile está a cargo de 10 jurados indicados pela AJUCEPERGS - Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul, entidade responsável por julgar os maiores carnavais do Estado. Além dos jurados, que são todos de fora de Cachoeira, há uma comissão de fiscalização indicada pela Prefeitura.

Cobertura fotográfica: Patrícia Miranda e Viviane Souza
Autor: Viviane Souza