18 FEV 2024
Unidos da Vila é a campeã do Carnaval 2024 de Cachoeira do Sul
Campeã de 2024 é a Unidos da Vila
A Escola Unidos da Vila é a grande campeã do Carnaval de Rua de 2024 de Cachoeira do Sul com uma pontuação total de 177,9 contra 175,3 da segunda colocada, Aldeanos do Samba. O desfile aconteceu na noite do sábado, 17, na Rua Júlio de Castilhos, onde as escolas disputaram os pontos dos 10 jurados.
A abertura dos envelopes para a apuração aconteceu na tarde do domingo, na Casa de Cultura,  e foi acompanhada por integrantes de ambas as escolas, membros da comissão organizadora do evento, pela prefeita Angela Schuh e pela diretora da Procuradoria Jurídica, Jaqueline Trevisan. A leitura das notas foi feita pela secretária de Cultura, Mirela Kruel.
Os jurados, indicados pela AJUCEPERGS - Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul, responsável por julgar os maiores carnavais do estado, deram suas notas para os quesitos Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Evolução, Fantasias, Harmonia Musical, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Samba-Enredo, Tema-Enredo.

Desabafo – Antes da abertura dos envelopes, a secretária municipal de Cultura falou sobre as dificuldades enfrentadas na organização do Carnaval deste ano.  “Cachoeira precisa acolher e respeitar a cultura popular que sai dos bairros, feita pelas mulheres pretas, pela diversidade, pelas vilas. Tentaram desacreditar e desqualificar o carnaval de Cachoeira, mas não conseguiram.”.

Destaques
As escolas receberam os troféus de destaques confeccionados pelo Estúdio Bohrer.

Ala das Baianas – Aldeanos do Samba
Ala Infantil – Unidos da Vila
Luxo Feminino – Unidos da Vila
Luxo Masculino – Unidos da Vila
Originalidade Feminino – Unidos da Vila
Originalidade Masculino – Aldeanos do Samba
Uso de material reciclável – Unidos da Vila
Figurinista – Unidos da Vila
Passista Feminino – Aldeanos do Samba
Passista Masculino – Unidos da Vila
Carro Alegórico – Unidos da Vila
Porta Standart – Unidos da Vila

Troféu dos quesitos para as maiores notas
Tema-Enredo: Unidos da Vila
Harmonia Musical: Unidos da Vila
Samba-Enredo: empate
Alegorias e Adereços: Unidos da Vila
Comissão de frente: Unidos da Vila
Bateria: empate
Evolução: Unidos da Vila
Fantasia: Unidos da Vila
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Aldeanos do Samba

Carnaval 2024 – Realização: Prefeitura de Cachoeira do Sul

Produção: Angel Produção

Patrocínio Master: Corsan Aegea

Patrocinadores: Decker Haus, NC Ferragens, Estúdio Bohrer, Digo’s, Cervejaria Belmondo, Pavin e Kilian Embalagens, Forth Infraestrutura Elétrica e Grupo Bonnel.

Autor: Eloisa Uliana