01 MAR 2024
Defesa Civil chega a 92,31% das emendas impositivas realizadas

A Prefeita Municipal Angela Schuh, junto com os vereadores Jeremias Madeira e Kader Saleh entregaram na tarde desta sexta-feira (1º) equipamentos e materiais adquiridos através de emendas impositivas destinadas pelos vereadores para as ações de proteção e defesa civil no Município.
Juntos, os vereadores destinaram o valor de R$ 166.132,00, sendo R$ 100 mil do vereador Kader Saleh para aquisição de telhas, lonas e cestas básicas, embarcação, tendas, data show, escadas, mesas e cadeiras, gerador de luz, equipamentos de proteção individual, uniformes, material de sinalização e placas e R$ 66.132,00 do vereador Jeremias Madeira, que destinou o valor de para aquisição de um veículo aéreo não tripulado (drone), telhas, lonas e cestas básicas, equipamentos de proteção individual, uniformes, material de sinalização e placas.

O vereador Magaiver Dias também destinou o valor de R$ 50 mil para aquisição de lonas, telhas e cestas básicas, sendo que a apresentação da realização da entrega foi realizada no atendimento às famílias afetadas por inundações em setembro de 2023, em conjunto com os vereadores Jeremias e Kader Saleh, sendo que este material foi prontamente utilizado para atender as famílias atingidas pelos últimos desastres.

Com a entrega destes itens, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que recebe auxílio de emendas desde o ano de 2016, atingiu a marca de 92,31% do total de emendas impositivas realizadas. As emendas que ainda não foram concluídas são referentes a dois processos realizados com empresas vencedoras, porém após a homologação do referido pregão eletrônico não entregaram os itens (tendas e gerador de energia), e não retornaram os contatos realizados pela Prefeitura Municipal. A Defesa Civil já solicitou o estorno dos empenhos e a devida notificação e implementação de sanções administrativas previstas, pois o não cumprimento do objeto implica em custos à administração municipal e compromete o planejamento e atendimento de comunidades afetadas.

MELHOR QUALIDADE NOS ATENDIMENTO - A Defesa Civil salienta a importância e a relevância das emendas impositivas destinadas pelos vereadores Jeremias, Kader Saleh e Magaiver, pois são itens diretamente alcançados a população afetada em desastres e equipamentos que contribuem para melhorar a qualidade dos atendimentos e a segurança dos agentes envolvidos nas ações de reposta, sendo todos itens de uso essencial e constante nas atividades da Defesa Civil e os quais permitiram a Defesa Civil de Cachoeira do Sul estruturar um Estoque Estratégico Emergencial, projeto que foi destacado por Órgãos Estadual e Nacional de Proteção e Defesa Civil e que se encontra publicado no Banco de Boas Práticas do Ministério da Integração, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, destacou e agradeceu a condução do Executivo Municipal na realização das emendas impositivas, pois são processos que tem um trâmite burocrático para sua execução desde adequação orçamentária, realização de requisição, projeto básico, parecer jurídico, realização do processo licitatório, homologação, empenho até sua efetiva conclusão. “Cada emenda destinada é uma comemoração. Cada emenda realizada é uma conquista do conjunto do Legislativo com o Executivo que refletirá no atendimento da comunidade”, destacou ele.

Embarcação: A embarcação modelo semi-chata com motor de 30HP e carreta de transporte, é a primeira embarcação adquirida para a Defesa Civil de Cachoeira do Sul e amplia a capacidade de resposta de atendimento à comunidade ribeirinhas e do interior do Município principalmente em períodos de inundações.

- Drone: O veículo aéreo não tripulado (drone), qualificará as ações de mapeamento e monitoramento de áreas de risco, avaliação de estruturas colapsadas ou com risco de colapso, bem como auxiliará na busca de pessoas ilhadas, isoladas ou desaparecidas, permitindo mais agilidade com imagens de alta qualidade e maior segurança aos operadores de Defesa Civil.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024