13 MAR 2024
Smtel convida para o lançamento da Trilha Aquática no Rio Jacuí

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Smtel) convida para o lançamento da Trilha Aquática no Rio Jacuí. Nos dias 15, 16 e 17 de março, ocorrerão jantares e almoços de lançamento, confraternização e integração, e serão percorridos e sinalizados os trechos 05 (Pertile até o São Lourenço) e 06 (São Lourenço até o Balneário Seringa), ficando assim esta trilha disponível como mais um atrativo turístico para os municípios envolvidos. As inscrições para participar das confraternizações, refeições e trilhas estão abertas (e devem ser efetuadas via link abaixo), e encerram-se no dia 13 de março. O evento que estava previsto para setembro de 2023 foi adiado devido às enchentes.

O Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia é uma Trilha de Longo Curso (TLC) que segue os padrões da Rede Brasileira de Trilhas e seus três pilares fundamentais: conservação, recreação e saúde, geração de emprego e renda. Além dos modais de caminhada e bicicleta que estão em desenvolvimento nos municípios de Santa Maria, Itaara e Ivorá, o caminho passou a contemplar o modal aquático a partir do seu lançamento que ocorreu no dia 21 de abril, em Dona Francisca, sendo a primeira trilha aquática do Rio Grande do Sul a ser inserida na Rede Brasileira de Trilhas. A execução do projeto conta com o trabalho voluntário do Parque Estadual da Quarta Colônia, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, FEPAM, Grupo de Bandeirantes da Serra, ASENA - Associação Santamariense de Esportes Náuticos e municípios envolvidos. Em Cachoeira do Sul, o material de sinalização foi patrocinado pela Corsan.

O percurso da trilha aquática no Rio Jacuí tem como ponto de partida o Parque Estadual Quarta Colônia e segue pelo leito do rio passando pelos municípios de Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca até chegar em Cachoeira do Sul, município limite do território do Corredor Ecológico da Quarta Colônia.

Ao longo da trilha, serão firmadas parcerias com a comunidade local para apoio aos visitantes (com alimentação, estadia, ponto de apoio/socorro por exemplo) com o intuito de fomentar o turismo de aventura e conservação no rio Jacuí.

Tendo em vista o envolvimento do município no percurso, é de grande importância a participação de representantes do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de toda a comunidade receptora como integrantes do coletivo responsável pela gestão e implementação da rota no Rio Jacuí.

A sensibilização e facilitação para a execução do evento estão a cargo da turismóloga Livia Lima, que para garantir o êxito da proposta, conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR e das secretarias municipais de Governo, Agricultura e Pecuária e Saúde.

Programação dos eventos de lançamento, percursos e integração:

DIA 15/03 - sexta-feira

20h - Reunião de abertura e jantar de confraternização no Restaurante Santa Maria.

DIA 16/03 - sábado

Trecho 05: Vila Pertile-Balneário / São Lourenço (21.6 km)

08h - Translado até a Vila Pertile e preparação dos equipamentos

09h30min - Embarque no rio Jacuí

13h30min - Desembarque no Balneário São Lourenço

14h - Almoço na propriedade do Sr. Edi Simon

19h - Roda de conversa sobre a atividade do dia

- Jantar e pernoite na propriedade do Sr. Edi Simon

DIA 17/03 - domingo

Trecho 06: Balneário São Lourenço (16.5 km)

8h - Embarque no rio Jacuí

13h - Desembarque no Balneário Seringa

14h - Cerimônia de encerramento e almoço no mesmo local.

Importante

Todos os equipamentos, logística e alimentação são por conta de cada participante da trilha. Mais informações no formulário de inscrição:

Qualquer dúvida, escreva para:

contatocaminhoquartacolonia@gmail.com ou entre em contato com a SMTEL (51) 3724-6088

Autor: Patricia Miranda