11 MAR 2024
PAC Seleções destinará R$ 6 milhões em obras para a saúde

Dos seis projetos protocolados pela Secretaria Municipal da Saúde junto ao Novo PAC Seleções do Governo Federal, três foram confirmados via portaria na última quinta-feira (07/03). De acordo com o Setor de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, responsável pelo encaminhamento das propostas locais, Cachoeira do Sul foi contemplada para obras de construção de três unidades de saúde em imóveis próprios, as quais atualmente ocupam prédios locados pela Administração Municipal.

Tratam-se da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Alto do Amorim, Estratégia de Saúde da Família (ESF) Fátima – operando atualmente junto às instalações da EAP Central – e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i). “As três propostas selecionadas pelo Governo Federal são de reorganização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e não implicam na criação de novos serviços”, explica a coordenadora do setor de PCAA, Simone Netto Mônego. No mesmo processo enviado pela Saúde ao PAC Seleções, em novembro passado, haviam sido solicitadas sedes próprias também para o Caps II e Caps AD, ambos ocupando no momento prédios alugados, e para a ESF Tibiriçá, atualmente funcionando junto das instalações da EAP Centro Social Urbano.

INVESTIMENTO SUPERARÁ OS 6 MILHÕES

Com o anúncio das três obras, a previsão inicial é de que o investimento da Administração Federal nas sedes próprias chegará a R$ 6.091.220,46. São R$ 2.026.110,23 para cada posto de saúde porte 1, com obras medindo 482,06 metros quadrados, e endereços futuros previstos para a Avenida das Nações Unidas, próximo ao número 610 (EAP Alto do Amorim) e Rua São Rafael, proximidades do número 415 (ESF Fátima). No Caso do Caps i, hoje em operação na Rua Isidoro Neves da Fontoura, 426, o projeto selecionado prevê a construção da sede própria, de 680 metros quadrados, na Rua Sete de Setembro, próximo ao número 451, num investimento de R$ 2.039.000,00.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024