19 MAR 2024
Sucesso no lançamento da Trilha Aquática no Rio Jacuí
O lançamento da Trilha Aquática no Rio Jacuí, denominada "Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia", excedeu todas as expectativas, mesmo diante da previsão de mau tempo para o último final de semana. O evento teve início na sexta-feira (15), com um jantar de lançamento no Restaurante Santa Maria. A turismóloga da SMTEL Lívia Lima, deu as boas-vindas a todos e expressou seus agradecimentos a toda rede de apoio formada para a execução do evento em Cachoeira do Sul.

Durante o jantar, foi apresentado o projeto de Trilhas de Longo Curso - TLC, pelos representantes Luciano Soares (integrante do GBS e diretor de Géotecnologia da Rede Brasileira de trilha) e Dennis Patrocín (SEMA). Além dos modais de caminhada e bicicleta, o projeto agora oferece também o modal aquático, partindo de Nova Palma. Essas trilhas seguem os padrões da Rede Brasileira de Trilhas e têm como pilares fundamentais a conservação, recreação, saúde, geração de emprego e renda.

No sábado, dia 16, o trecho 5 da trilha iniciou na Balsa do Pertille e foi concluído no São Lourenço, com a participação de 27 trilheiros, que utilizaram caiaques e contaram com um barco de apoio. Após a conclusão do percurso, os participantes foram hospedados na propriedade de Edi Simon, onde aproveitaram o restante do dia. No domingo, dia 17, 15 trilheiros concluiram o trecho 6, último da etapa  da trilha, onde caiaques e barco de apoio partiram do São Lourenço em direção ao Balneário Seringa.

Foram instaladas placas de sinalização ao longo do leito do rio. Além disso, outras placas informativas serão colocadas nos pontos de partida. A finalização do percurso contou com um almoço de encerramento no Balneário Seringa, onde o grupo compartilhou a sensação de dever cumprido e a certeza de que um novo produto turístico está pronto para ser comercializado não só em Cachoeira do Sul, mas também nos demais municípios envolvidos, como Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul e Restinga Seca, graças à articulação entre os empreendedores ligados à atividade. Um novo projeto até Rio Pardo está sendo planejado para o segundo semestre.

Importante

Participaram das confraternizações e trilhas visitantes de Cachoeira do Sul, Santa Maria, Taquari, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Alegrete e Chapecó. A celebração contou com a presença de representantes do poder executivo, incluindo Ângelo Pippi Junior, diretor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Alexandre Cassol das Secretarias de Agricultura e Pecuária e de Interior e Marion Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR. Estiveram presentes membros da sociedade civil organizada, empreendedores, trilheiros e a equipe técnica voluntária responsável pelo projeto, composta pelo Parque Estadual da Quarta Colônia, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, FEPAM, Grupo de Bandeirantes da Serra - GBS e pela Associação Santamariense de Esportes Náuticos – ASENA.

A programação contou com diversos patrocinadores, parceiros e apoiadores, como, SMAP, SMIT, SMS, SMTEL, COMTUR, CORSAN, CDL, RESTAURANTE SANTA MARIA, DIVINUT, AZEITES TERRUÀ, SR EDI SIMON E FAMÍLIA, BALNEÁRIO SERINGA E REDE DE HOTÉIS TROPICAL.
Autor: Adrine Zigulich Martins