03 ABR 2024
Empreender é Conquistar o Sonho completa seu segundo encontro

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), e em parceria com SEBRAE/RS, promoveram nos dias 26 e 27 de março de 2024 nas escolas Baltazar de Bem, Dinah Néri, Dora Abreu, Alarico Ribeiro e Maria Pacicco o segundo 2º encontro do projeto “Empreender é Conquistar o Sonho”.

Neste encontro foram realizadas oficinas práticas desenvolvidas por profissionais do SEBRAE que vieram da região metropolitana de Porto Alegre. Eles são profissionais habilitados que trabalharam com materiais específicos e procuraram despertar e direcionar as potencialidades empreendedoras dos estudantes, respeitando suas limitações e as realidades em que estão inseridos. Outro ponto importante foi que as dinâmicas foram todas práticas e se buscou as interações entre as diversas faixas etárias dos estudantes.

Segundo relato de um dos profissionais do SEBRAE que após a aplicação da oficina “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo” relatou: “Sobre a oficina. nem tenho palavras para descrever. Turma com muita vontade de aprender! Muitos que tinham empreendimentos e não se reconheciam como empreendedores, saíram super motivados, se reconhecendo como empreendedores, Nota 10! Alguns inclusive se emocionaram.”

Nessa mesma corrente de raciocínio, o assessor pedagógico para a educação de Jovens e Adultos (EJA) da SMEd e coordenador do projeto, Alcione da Silva Guterres, destacou “o que nos motiva a oferecer essa oportunidade é a capacidade de nós como educadores instigarmos o sonhar nos educandos para que eles possam ser protagonistas da mudança de suas realidades”

Este projeto foi planejado pela SMEd para atender o público-alvo da EJA, visto essa necessidade de oportunizar muitos estudantes que não tiveram oportunidade e ingressar no mercado de trabalho na idade certa, bem como estudantes jovens que saíram do turno diurno e ainda não decidiram por onde buscar o ingresso no mercado de trabalho e concomitante com os estudos. A nossa missão como educadores é oportunizar oportunidades e instigar o sonhar.

O terceiro e último encontro do curso será em 15 de abril na Escola Dinah Néri e 16 de abril na Escola Maria Pacicco de Freitas. Estas oficinas prepararão e orientarão os estudantes sobre as formas de ingressar no mercado de trabalho, bem como formalização de Micro Empresa Individual (MEI), preparar currículos e como se preparar para entrevistas de emprego.

Autor: Patricia Miranda