04 ABR 2024
Cachoeira terá um centro de adoção de cães

Nesta quinta-feira (4 de abril), é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua. Para marcar a data com uma boa notícia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) apresenta à comunidade neste dia uma iniciativa que busca diminuir o número de aninais abandonados: um novo centro de adoção de cães, que já recebeu carinhosamente o nome de Centro de Audoção.

Hoje, quem quer adotar um animal precisa se deslocar até o Cempra, que fica em Três Vendas, interior do Município. Com essa iniciativa, serão recuperadas 7 baias que já existem junto ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), na Rua Conde de Porto Alegre, e será construído ainda um espaço (nichos) para animais em recuperação. Neste local, ficarão os bichos aptos para adoção (cerca de 2 por baia) e nos nichos, os cães muito jovens que ainda não estão imunizados e os recém castrados.

“A obra começa na próxima segunda-feira e em cerca de 15 dias deve estar concluída. Nosso objetivo é aproximar os animais que podem ser adotados daquelas pessoas que querem realmente adotar. Sabemos que muitas famílias querem dar um novo lar para estes animais abandonados, mas tem dificuldade de ir até o Cempra. Agora, eles estarão em um local de mais fácil acesso”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Alisson Boyink.

PARCERIAS – O desenvolvimento deste iniciativa passou também pela formação de parcerias. O projeto, por exemplo, foi feito voluntariamente pela arquiteta Bruna Muller. Ainda há a parceria da Metal Box, da VGS, da relações públicas Lidiane Kersting Bergamo e do contator Guilherme Parreira, ambos voluntários da Associação Pelo Amigo. A mão de obra será por conta da Prefeitura.

GVC e JP entram na parceria para a adoção diária de cães

No próximo dia 23 de abril será lançada mais uma campanha comunitária com iniciativa da Rádio GVC e do Jornal do Povo, chamada Audocão – GVC/JP. A partir deste dia, sempre de manhã, um cão estará junto a Rádio GVC aguardando para ser adotado. Durante a manhã, os comunicadores falarão sobre o bichinho e convidarão os ouvintes a conhecerem e adotarem o animal. Caso ele não seja adotado até meio dia, ele vai para o Centro de Audoção, junto ao DVS. No outro dia, outro animal é apresentado.

Nos próximos dias, a SMMA vai lançar também um WhatsAudoção. Será um número de contato para saber mais informações do animal que está na rádio naquele dia e também para informações sobre os demais bichos que aguardam um novo lar.

Uma pergunta

Como está o Cempra?

O Cempra recebe ação de controle de pragas a cada 21 dias, buscando evitar as principais doenças que afetam os cães. Recentemente o local passou por uma reestruturação na parte de estoque e readequação no que se refere a consumo de alimentação. No entanto, cerca de 320 animais entre cães, gatos e cavalos seguem abrigados lá.

Importante

Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha. É sempre importante lembrar que eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, ficam mal alimentados, sofrem de calor ou frio extremo e de doenças. Eles não criaram sua situação, mas têm que viver com ela. Por isso, o Dia Mundial dos Animais de Rua é uma data extremamente importante para conscientizar a população em relação à situação de milhões de animais que não possuem um lar.

Atenção

A SMMA fomentará durante o ano de 2024 ações de Edução Ambiental voltadas posse responsável de animais.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024