05 ABR 2024
Pesquisadores da UFRGS em mais um dia de estudo no Zoológico Municipal

Pesquisadores, pós-graduandos e alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram em Cachoeira do Sul novamente nesta semana para mais um dia de estudo, aulas e atividades extensionistas no Zoológico Municipal.

O grupo, sob a coordenação do médico veterinário, professor doutor João Fábio Soares, que é cachoeirense, fez a coleta de fezes de aves e mamíferos e penas soltas nos recintos das aves para análise de ectoparasitos. O grupo fez também a coleta de material para o diagnóstico de Trichomonas (protozoário que pode causar morte em aves de rapina como gaviões e corujas).

Todo o material é catalogado e levado aos laboratórios da UFRGS para avaliação e identificação de possíveis parasitos. Agora, o próximo encontro, já agendado para 9 de julho, será para apresentar os resultados obtidos com as análises, apresentando procedimentos a serem adotados, formas de prevenção e algumas dicas, explica o professor João Fábio.

O Zoológico Municipal conta com a parceria permanente da UFRGS, que auxilia na manutenção da sanidade dos animais abrigados em Cachoeira do Sul. Todo o trabalho é acompanhado pelo médico veterinário do Zoo, Diego Ferreira Cardoso, sob a supervisão do Secretário Municipal de Meio Ambiente e coordenador do Zoológico Municipal, Alisson Boyink.

Autor: Patricia Miranda
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024