09 ABR 2024
Escolas municipais garantem destino correto para mais de 2,4 mil litros de óleo saturado

Cinco escolas municipais da rede municipal de Cachoeira do Sul foram contempladas no ano de 2023 dentro do programa Verde é Vida, promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), que garante a destinação correta de óleo saturado. O encontro para celebrar estes resultados aconteceu nesta terça, onde as cinco escolas juntas entregaram 2.462,50 litros de óleo saturado. O programa, que está em vigor há 15 anos, tem tido um sucesso crescente e no ano passado envolveu quase 40 escolas da região. Na rede municipal, outras escolas também participam do programa, mas é preciso ter pelo menos 50 litros para que o material seja recolhido pela associação.

A iniciativa consiste na coleta do óleo saturado, que é posteriormente transformado em biodiesel pela Afubra. Para cada litro de óleo arrecadado pelas escolas, a Afubra oferece uma contribuição financeira de R$ 1,00, fortalecendo o caixa das instituições educacionais. As escolas municipais contempladas com o Projeto Verde é Vida foram: EMEF Getúlio Vargas, EMEF Milton da Cruz, EMEF Nossa Senhora Medianeira, EMEF Taufik Germano e EMEI APCRIM.

A Secretária Municipal de Educação, Solanje Louzada, frisou que a SMEd possui um grande parceria com a Afubra no sentido de conscientizar o corpo discente e a comunidade em geral no manejo desse material. A utilização do óleo de cozinha na produção de biodiesel representa uma inovação notável no campo da energia renovável, alinhando-se com os princípios de sustentabilidade e economia circular. Esta abordagem não só oferece uma solução para o descarte inadequado do óleo de cozinha, que é um problema ambiental significativo, mas também contribui para a diversificação das fontes de energia renovável, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis. O óleo de cozinha usado, um subproduto da indústria alimentícia e dos lares, apresenta-se como um recurso valioso quando reciclado para a produção de biodiesel.

Anota aí!

A transformação do óleo saturado em biodiesel é uma prática que impede que grandes quantidades desse resíduo acabem em esgotos e corpos d'água, onde podem causar sérios danos ao meio ambiente, como a poluição da água e a morte de organismos aquáticos. Além disso, o descarte inadequado do óleo de cozinha facilita a formação de depósitos gordurosos em sistemas de esgoto, levando a obstruções e custos elevados de manutenção.

O que cada escola entregou em 2023

EMEF Getúlio Vargas – 571