10 ABR 2024
Sábado de Dia D da Vacinação em nove postos da cidade e interior

A Secretaria Municipal da Saúde promove neste sábado (13/04), em nove postos da cidade e em diferentes roteiros pelo interior, o Dia D nacional da mobilização contra a influenza (gripe). Em Cachoeira do Sul, a proposta da Administração Municipal vem sendo aproveitar o horário extra (das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia) para estimular a atualização vacinal também para Covid-19 e os demais imunizantes de rotina. Por questão de estrutura para conservação e segurança das doses, a multivacinação estará sendo adotada nas unidades do perímetro urbano. Nos cinco roteiros estabelecidos para o interior do município, as equipes volantes estarão aplicando somente os imunizantes contra a gripe.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. A campanha tem como foco os grupos prioritários que são considerados os mais suscetíveis às infecções gripais, como as pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e seis anos de idade, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. No dia 18 de maio (sábado), a Secretaria Municipal da Saúde promoverá o Dia D Municipal da Vacinação contra a Influenza, com mais uma programação adicional para incentivar a procura pelo serviço.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sábado 13 abril

Dia D da Vacinação Nacional contra a Influenza
8h às 17h

Locais: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde

Roteiros do interior:

ROTEIRO 1