11 ABR 2024
Cachoeira do Sul inicia operacionalização dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil no interior

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, inciou nesta semana a operacionalização dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil no interior. O cronograma vai seguir as reuniões do Sindicato, já marcadas com os agricultores. A primeira comunidade a participar foi o Bosque, na noite da quarta-feira.

Os Núcleos tem por finalidade promover a interação entre a Proteção e Defesa Civil e a comunidade, aproximando e estimulando a população para a participação e construção de uma cultura voltada à prevenção de riscos, além de possibilitar um planejamento participativo, estimulando a socialização de experiências e o acesso da comunidade às ações desenvolvidas pela Proteção e Defesa Civil.

Eles também devem viabilizar espaços participativos e democráticos na comunidade, articulando os diversos atores sociais para a consolidação de um plano que vise a construção de princípios para uma melhor convivência com o meio ambiente local, favorecendo o crescimento do indivíduo como ser humano e a sua integração, consciente e atuante na comunidade em que vive, envolvendo a comunidade no sentido de acreditar numa mudança quanto à realidade local na perspectiva da prevenção e redução dos riscos e desastres.

Nas reuniões com as comunidades será realizado o planejamento de diagnósticos e os planos de ação de curto, médio e longo prazo. As ações também compreendem treinamentos periódicos fornecidos diretamente pelos profissionais de Proteção e Defesa Civil do município ou intermediados em forma de parcerias com outros órgãos e instituições.

Junto aos núcleos de Proteção e Defesa Civil, será realizado o Projeto de Pluviometria, onde os Nupdecs farão a medição das chuvas em sua localidade e repassarão à Superintendência de Proteção e Defesa Civil para posterior divulgação e controle. Esse projeto conta com a parceria da Afubra, com a destinação dos pluviômetros.

Na foto, a prefeita Angela Schuh e o agente da Defesa Civil, Cristiano Garcia, com o presidente do STR, Paulo Ricardo Machado, e a funcionária do Sindicato, Lurdes da Rosa Machado.

Autor: Eloisa Uliana