14 ABR 2024
Dia D da Vacinação aplicou 1.910 doses na cidade e interior
Apesar do mau tempo, o Dia D nacional de mobilização contra a influenza (gripe) atingiu a marca de 1.910 doses aplicadas no último sábado (13/04), em nove postos do perímetro urbano e roteiros pelo interior do município. Na área urbana, a proposta da Secretaria Municipal da Saúde foi de multivacinação, a fim de incentivar a atualização vacinal também para outras doenças, o que resultou em 444 doses do total para imunizantes do calendário nacional de rotina, como para a Covid-19.
A ação aconteceu entre 8h e 17h e registrou as maiores procuras às unidades EAP Central (361 doses aplicadas) e EAP Centro Social Urbano (346 doses) na cidade e, à ESF Piquiri (160 doses) na zona rural. A campanha teve início em 25 de março e segue até 31 de maio, priorizando a população considerada vulnerável às infecções gripais, formada por as pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e seis anos de idade (até cinco anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas, entre outros grupos.
A saúde municipal quer aproveitar o chamamento de prevenção às formas graves da gripe para estimular a atualização vacinal para Covid-19 em todos os públicos elegíveis, tendo em vista a evolução da doença a partir do início deste ano. Mais um Dia D da vacinação está programado para o sábado 18 de maio, com programação complementar visando dar oportunidade de acesso do público ao serviço de saúde. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Durante toda a semana, a vacinação está ocorrendo de segundas às sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, na EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde. Nas segundas e quartas -feiras, o horário estendido segue até as 20h nas unidades do Centro Social Urbano, Marina e Central.

OS NÚMEROS DE SÁBADO

EAP Central