15 ABR 2024
Saúde reúne Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde reuniu na tarde desta segunda-feira (15/04), na sede da pasta, as comissões técnica e intersetorial do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Dengue. O objetivo do encontro era prestar contas das ações que já vêm sendo ultimadas no programa de combate à doença, bem como ouvir demais setores da administração municipal, representantes de instituições e entidades da sociedade civil para delinear as próximas atividades que poderão integrar o esforço coletivo. “Será esta união de esforços que poderá ampliar nossos êxitos na caminhada pelo controle da dengue”, explicou o titular da SMS, Daniel Vicente Rigon, na sua manifestação de boas-vindas aos convidados.

A pasta da Saúde fez um relatório do trabalho de campo executado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), para o tratamento mecânico e químico do mosquito Aedes aegypti nas áreas mapeadas pelos casos positivados e, ainda, das atividades educativas que a equipe vem desenvolvendo junto às instituições de ensino. Somente no mês de abril, destaca a coordenação do DVS, 46 palestras e peças de teatro infantis já foram realizadas nas escolas da cidade, mobilizando os estudantes para os cuidados que devem ser tomados nos domicílios.

Na reunião, as lideranças reafirmaram o apoio mútuo em torno da programação, destacando a importância que tem a União Cachoeirense das Associações de Bairros (Ucab), representada pelo presidente Armindo Macedo, na mobilização das comunidades para a vigilância na limpeza dos domicílios, descarte dos entulhos e no combate dos pontos de água parada.

REUNIÃO COM MORADORES

Nesta proposta, o comitê confirmou presença na próxima reunião promovida pela entidade, que deverá reunir os moradores do Marques Ribeiro, no dia 25 de abril, às 19h30min, na igreja do bairro. “Os donos dos imóveis precisam entender que são parte ativa nesta guerra contra a dengue. Cada um precisa fazer a sua parte”, destacou o titular da SMS. Outra atividade confirmada foi o mutirão junto ao Bairro Santo Antônio, previsto para a manhã da próxima quinta-feira (18/04). Também estiveram presentes no encontro representantes das secretarias municipais da Educação e Meio Ambiente, das coordenadorias regionais da Educação e Saúde, Defesa Civil, Conselho Municipal da Saúde e Ucab.

Autor: Viviane Souza