16 ABR 2024
Secretaria da Cultura abre cadastro para agentes culturais

A Secretaria de Cultura disponibiliza neste mês através do site da oficial da Prefeitura de Cachoeira do Sul um cadastro para produtores, artistas, agentes e promotores de cultura do município. Além de estar disponível no site da Prefeitura, a Secretaria de Cultura deixará disponível também em modo físico na secretaria, que fica na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, na Rua 7 de Setembro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Este cadastro é fundamental para a organização e o mapeamento das áreas culturais da cidade, seus agentes e protagonistas de seus diversos segmentos.

Todas as pessoas que produzem cultura devem participar desse cadastro. Ele é fácil e rápido de ser respondido. E é através dele que o município pode reconhecer sua cultura e seus espaços ativos, e é através dele também, que o próprio Conselho Municipal de Cultura pode rever seus agentes e pensar de forma mais ampla a cultura do município para a construção do novo Plano Municipal de Cultura. Para a Secretaria de Cultura é também uma forma efetiva e rápida de identificar públicos e produtores culturais para trabalhar em novas possibilidades para as políticas públicas municipais e ainda fomentar as disponíveis no estado e no cenário federal.

Este formulário também ajudará a Secretaria de Cultura a fomentar o programa Cultura Viva, que se refere aos pontos de cultura. Este ano, a Aldir Blanc 2024, possui um recurso de aproximadamente R$125.000,00 para aplicação de recurso especificamente nestes espaços. Por isso também a importância deste cadastro e desta organização de informações.

Como acessar o formulário:

- Acesse o site www.cachoeiradosul.rs.gov.br

- Role a página e procure pelo item Acesso Rápido

- O formulário está disponível nos links: Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. Basta clicar no ícone: Formulário para agentes culturais. Ele está marcado em verde na página

Autor: Patricia Miranda