02 MAI 2024
Como está operando a rede de saúde nesta quinta-feira

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde passaram a quarta-feira (01/05) prestando os primeiros atendimentos às famílias desabrigadas no Ginásio Derlizão. Em um balanço inicial logo cedo nesta quinta-feira (02/05), ficarão temporariamente sem assistência de saúde as comunidades do interior devido a indisponibilidade de deslocamento das equipes volantes rurais norte e sul, assim como das equipes que atenderiam nas ESF Piquiri e ESF Ferreira. Servidores que atuam nestes serviços estão sendo realocados para reforçar os times das unidades do perímetro urbano e, ainda, para manter ponto de atendimento no abrigo que acolhe os desalojados.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem das equipes volantes devem permanecer no Derlizão, acolhendo e monitorando as pessoas que estão sendo amparadas (aferição dos sinais vitais, vacinação e orientações de saúde), enquanto os médicos que atuam no interior vão compor as equipes da EAP Marina e ESF Noêmia. Até o momento, todos os postos de saúde dos bairros estão operando sem maiores transtornos, embora a rede esteja enfrentando oscilações no sinal de internet no que se refere à velocidade na transmissão dos dados, mas sem registro de interrupção total do serviço. De qualquer forma, a orientação da gestão da Saúde é de que os atendimentos sejam mantidos mesmo que os registros precisem ser sinalizados de forma manual.

CONSULTAS FORA DA CIDADE

O Setor de Remoções da Secretaria Municipal da Saúde suspendeu todas as viagens que transportariam pacientes para consultas, exames médicos e procedimentos em outras cidades. Nesta quinta-feira estavam previstos seis roteiros distintos que deveriam transportar 125 pacientes e seus acompanhantes, enquanto que na sexta-feira a programação seria de oito viagens para condução de 140 pacientes e seus acompanhantes. O setor manteve contato com estes usuários por telefone e, num outro momento, quando ocorrer a normalização do tráfego de veículos, a equipe da Regulação da SMS orientará os pacientes na remarcação de consultas e exames.

PACIENTES RETORNARAM DE SANTA MARIA

Os seis pacientes e o motorista da Secretaria Municipal da Saúde que ficaram ilhados em Santa Maria na terça-feira (30/04), para onde os usuários haviam deslocado pela manhã para atendimentos médicos, conseguiram retornar ao município um pouco antes das 17h desta quarta-feira (minutos antes do bloqueio da Ponte do Fandango). Por volta do meio-dia o automóvel Chevrolet Spin havia deixado Santa Maria e seguiu rota por Rosário do Sul.

ESTOQUE DO DVS REMANEJADO

O estoque de vacinas mantido na estrutura técnica do Departamento de Vigilância em Saúde precisou de logística preventiva logo cedo para remoção dos imunizantes às dependências da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde por conta da iminente inundação da sede do DVS.

Autor: Viviane Souza
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024