O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta quinta-feira (10/04) um informativo confirmando o primeiro óbito por Covid-19 registrado na cidade em 2025. Trata-se de paciente do sexo masculino, 59 anos, com esquema vacinal incompleto para a doença e apresentando quadro de comorbidades, que se encontrava internado no HCB. O comunicado classificou o caso como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), fase da enfermidade que geralmente resulta em internações hospitalares e envolve mais riscos ao paciente.
Manter a cobertura vacinal em dia, explicam as autoridades em saúde, é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, sobretudo aos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas. São consideradas comorbidades um conjunto de causas que agravam uma doença e, dessa forma, podem piorar um quadro clínico de Covid-19 como cardiopatias, cirrose hepática, diabetes mellitus, doença cerebrovascular, doença renal crônica, entre outras.
HORÁRIO ESTENDIDO
Entendendo a relevância da imunização e a alta incidência de infecções respiratórias com a chegada do frio, a Secretaria Municipal da Saúde está operando a vacinação para influenza (gripe), covid e demais imunizantes do calendário de rotina em sete postos da rede de saúde em horário regular. Além disso, adotou horário estendido para vacinação das 17h às 21h, nos dias de semana, nas unidades EAP Central e EAP Centro Social Urbano. Acompanhe a íntegra da nota emitida pela Vigilância Epidemiológica em anexo.
PROGRAME-SE
Aplicação de todas as vacinas
Locais: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia e ESF Ponche Verde
Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, segundas às sextas-feiras.
Horário estendido: 17h às 21h nas EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena), segundas às sextas-feiras.