Profissionais da saúde pública participaram nesta terça-feira (22/04), na sede do Siprom, de um treinamento acerca do lançamento de dados que monitoram a produção da rede municipal de saúde em Cachoeira do Sul. A capacitação esteve a cargo da equipe gestora do Sistema Integrado Municipal de Saúde (SIMUS), o banco de dados que reúne todos os números reais sobre os serviços prestados pelo segmento na cidade. A proposta da Secretaria Municipal da Saúde, através do Setor de Planejamento, Controle e Avaliação, foi de reciclar conhecimentos das equipes para a qualificação dos registros, os quais validam a oferta e demanda dos serviços de saúde e habilitam a Administração Municipal na captação de recursos públicos para novos investimentos.
Os técnicos da empresa que gerencia o sistema atualizaram conhecimentos a partir de novas portarias publicadas pelo Governo Federal e esclareceram dúvidas dos profissionais na utilização do SIMUS nas suas diferentes áreas de atuação, seja na gestão ou diretamente nas unidades de saúde. O treinamento reuniu agentes comunitários, pessoal da área administrativa, técnicos de enfermagem e enfermeiros, odontólogos e representantes de empresas prestadoras de serviços ao SUS municipal. A secretária da saúde Camila Nunes Barreto e os representantes do SIMUS, Caroline Menezes e Leoni Martini, estiveram reunidos após o evento para avaliar a futura implantação de novas tecnologias que possam qualificar a prestação dos serviços e direcionar o município no caminho pela inovação em termos de saúde pública.
Coordenadora do Setor de Planejamento, Controle e Avaliação, a enfermeira Simone Netto Mônego explica que o objetivo da SMS de fortalecer a capacitação dos servidores em ferramentas digitais vem ao encontro do que vem preconizando o Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Saúde Digital.