A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na manhã desta quarta-feira (23/04), que Cachoeira do Sul é uma das 10 cidades selecionadas para a implantação dos Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SER Mulher RS). O município teve sua proposta - elaborada numa parceria entre o Executivo e o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) – aprovada no processo seletivo e passará a oferecer cuidado integral em saúde da mulher aos municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional da Saúde. A Portaria SES Nº 02/2025 instituiu o programa no formato regionalizado e criou incentivo financeiro estadual para implantação e custeio dos serviços.
A nova política atua como retaguarda da atenção primária à saúde, que tem por objetivo o atendimento qualificado e especializado de mulheres com alterações nos exames de rastreamento de câncer de colo do útero e de mama, com suspeita de endometriose/adenomiose/miomatose, para investigação de infertilidade e no climatério. Além disso, será um centro formador para inserção de dispositivos, como exemplo, o dispositivo intrauterino (DIU), técnicas de coleta de exame citopatológico, entre outras temáticas. A proposta aprovada pelo Governo do Estado prevê atendimentos junto à estrutura já existente para os ambulatórios de especialidades do Programa Assistir, localizada na Rua David Barcelos, nº 266. Serão 140 primeiras consultas de ginecologia e mastologia por mês e a estimativa do HCB, que administrará o novo ambulatório, é de que o total avance para uma média de 500 atendimentos ao mês, somadas as reconsultas e exames médicos prestados. A partir da confirmação do novo serviço, iniciam as tratativas para adequações do espaço físico e composição de equipe médica/operacional. O Estado estipula o prazo de 90 dias para início das operações.
PREFEITO CELEBRA QUALIFICAÇÃO DA SAÚDE
Em solenidade realizada em seu gabinete, o prefeito Leandro Balardin reuniu lideranças da saúde, demais representantes do governo municipal e autoridades para fazer o anúncio oficial do novo serviço conquistado. “Encaminhamos nossa proposta, fomos vencedores nesta seleção e precisamos celebrar mais este passo rumo à qualificação da nossa saúde pública”, declarou o prefeito, lembrando que o anúncio do SER Mulher vem preencher uma importante lacuna do sistema de saúde municipal no tocante aos protocolos e cuidados com a saúde feminina. A titular da SMS, Camila Nunes Barreto, destacou a relevância da parceria do HCB para a qualidade da proposta apresentada e explica que serão iniciadas imediatamente as tratativas conjuntas para consolidação do novo ambulatório.