A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio do Departamento Técnico da Secretaria Municipal de Gestão, Governança, Parcerias e Inovação, apresenta a “Cartilha dos Parklets”, desenvolvida para divulgar a possibilidade de uso deste equipamento e explicar os passos necessários para a aprovação de um parklet. O material foi organizado pela estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Thays Trisch.
O QUE É?
Considera-se PARKLET a ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma equipada com bancos, floreiras, com função de recreação ou manifestações artísticas.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO PARKLET?
Melhora no paisagismo e convívio social;
Valorização do comércio e bares locais;
Lazer gratuito;
Turismo e atratividade (ruas com parklet se tornam mais atrativas);
Humanização do espaço urbano.
QUEM PODE SOLICITAR?
A instalação, manutenção ou remoção dar-se-á por meio de requerimento de Pessoas Jurídicas, desde que as mesmas sejam proprietárias, locatárias ou possuidoras do imóvel confrontante com o parklet.
COMO SOLICITAR?
O pedido de instalação/manutenção será instaurado por meio de requerimento protocolado no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, e deverá ser instruído com:
a) Cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
b) Cópia de documento que comprove a propriedade, a locação, ou a posse do imóvel confrontante com o local no qual deseja instalar o parklet.
A Cartilha traz exemplos de parklets com diferentes designs e funcionalidades — bancos, floreiras, mesas, livros, áreas sombreadas, entre outros, um modelo de projeto do pedido e como funciona a análise e aprovação do pedido.
O arquivo está disponível no site da Prefeitura/Menu de Acesso Rápido Plano Diretor.