A Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul terá nove escolas do campo beneficiadas com o projeto Aprender Conectado, que fornece internet de alta velocidade a escolas públicas em todo o Brasil.
Com o apoio do Ministério da Educação e do Programa Escolas Conectadas, a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) é a responsável pela execução do projeto. Tudo começou com o Leilão do 5G, realizado em novembro de 2021, que gerou uma contrapartida às empresas vencedoras: levar conectividade às escolas públicas.
As tratativas e os contatos para a implantação do projeto iniciaram no ano passado. Agora, na próxima semana, deve ter início a instalação da nova internet nas escolas beneficiadas, com serviços de conexão e infraestrutura de rede interna (Wi-Fi), podendo alcançar até 250 megas de velocidade. Todo o material já chegou e está armazenado na Secretaria Municipal de Educação.
A internet será disponibilizada às escolas por meio de fibra óptica, rádio ou satélite, conforme as características de cada localidade. Não haverá custo de instalação dos equipamentos nem cobrança de mensalidade pela nova internet. A parceria tem prazo de 24 meses.
Importante
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, que visa garantir a conectividade com fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país. O programa também apoia a aquisição e a melhoria dos dispositivos e equipamentos presentes nas escolas.
A meta é universalizar o acesso à internet de qualidade até 2026, garantindo que todas as instituições tenham energia elétrica, conexão de alta velocidade e distribuição de sinal Wi-Fi nos ambientes pedagógicos, possibilitando o uso de recursos de ensino e aprendizagem on-line.
Escolas beneficiadas:
EMEI Sítio Encantado (Três Vendas)
EMEF Jenny Vieira da Cunha (Forqueta)
EMEF Francisco de Souza Machado (Barro Vermelho)
EMEF Imperatriz Leopoldina (Faxinal da Guardinha)
EMEF Ataliba Brum (Capão do Valo)
EMEF Pio XII (Cerro dos Peixotos)
EMEF Sagrado Coração de Jesus (Piquiri)
EMEF Nossa Senhora de Fátima (Mineração)
EMEF Emília Vieira da Cunha (Porteira Sete)
Texto e foto: Patrícia Miranda