O município de Cachoeira do Sul foi contemplado com recursos federais no valor de 389 mil reais para a reforma estrutural do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania, atingido pela enchente de maio de 2024. A iniciativa integra a Medida Provisória nº 1.284/2024, que destina verbas para a reconstrução de equipamentos públicos danificados pelas fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul.
A assinatura do contrato aconteceu nesta segunda-feira (4), em cerimônia realizada em Porto Alegre, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O evento marca o início das obras de reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado.
Ao todo, serão investidos R$ 24,2 milhões em 46 obras, distribuídas por 28 municípios gaúchos. As intervenções incluem reparos e reconstruções em unidades como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atendem famílias em situação de vulnerabilidade, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que prestam apoio a pessoas em situação de violação de direitos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está desenvolvendo um plano de trabalho para a aplicação dos recursos em Cachoeira do Sul.