O Município de Cachoeira do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), anunciou que está em andamento o projeto para a abertura de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). O novo espaço será voltado especialmente para atender a faixa etária de 0 a 3 anos, a maior demanda atual da rede, e deverá disponibilizar cerca de 100 vagas.
Segundo o prefeito Leandro Balardin, o espaço da Mitra Diocesana, junto à Igreja Santo Antônio, deverá ser reformado para receber as salas de aulas.
Atualmente, 134 crianças aguardam por uma vaga em creches do município, segundo dados da Central de Vagas da SMEd. Apesar de, para 2025, já terem sido ampliadas aproximadamente 200 vagas em escolas municipais ou conveniadas, a procura segue maior que a oferta, em especial para os bebês e crianças pequenas, cuja matrícula não é obrigatória.
A falta de vagas em idade creche (0 a 3 anos) é um problema histórico em Cachoeira do Sul. No ano de 2022, o ano letivo iniciou com 43 crianças em lista de espera, em 2023, eram 216, em 2024, 168 em lista de espera e em 2025, o ano letivo iniciou com 125 crianças em lista de espera.
Importante - Na pré-escola (4 e 5 anos) não há falta de vagas, ou seja, 100% da demanda é atendida pelo Município.
Com a nova Escola, o Município busca avançar no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelo Plano Municipal de Educação (PME), que preveem atender ao menos 50% das crianças de até 3 anos. Hoje, Cachoeira conta com 15 escolas municipais de educação infantil e mais duas instituições privadas conveniadas.
De acordo com a SMEd, além da criação da nova escola, outras medidas continuam sendo adotadas, como a redistribuição de vagas remanescentes, revisão dos quadros de matrículas e acompanhamento constante das desistências, para que novas famílias possam ser contempladas.
A previsão é de que o período de inscrições para o ano letivo de 2026 seja aberto no início de outubro. O levantamento da demanda por vagas é fundamental para o planejamento adequado da oferta. O Conselho Municipal de Educação, órgão normativo do sistema municipal de ensino, está concluindo os estudos sobre os critérios de prioridade e outros procedimentos em relação ao acesso à educação infantil.
Todo o processo de inscrições pode ser acompanhado no site da Prefeitura e na Central de Vagas da Educação Infantil.