A Prefeitura de Cachoeira do Sul, por meio do programa de castração gratuita, já realizou 918 procedimentos em cães e gatos de janeiro deste ano até agora.
As castrações contabilizadas foram realizadas no castramóvel (648 animais) e na Clínica do Dr. Edson Salomão (270 animais), com os seguintes números: 270 caninas fêmeas, 353 felinas fêmeas, 72 caninos machos e 223 felinos machos.
Além de promover saúde e bem-estar, a iniciativa representa um impacto direto no controle populacional de animais de rua e domésticos, problema que se arrasta por anos em Cachoeira do Sul e em todo país.
A projeção de filhotes evitados nos próximos quatro anos é expressiva:
• Cenário conservador (0,5 filhote/ano): 1.836 filhotes evitados
• Cenário moderado (1,5 filhotes/ano): 5.508 filhotes evitados
• Cenário alto (3 filhotes/ano): 11.016 filhotes evitados
• Cenário realista (50% cães / 50% gatos): até 22.950 filhotes evitados
Esses números reforçam a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo CEMPRA, garantindo políticas públicas eficazes no cuidado animal.
Custo alto – Cada cão abrigado no Cempra custa, em média, 460 reais/mês ao Município, entre alimentação, medicamentos e pagamento de servidores responsáveis pelos cuidados. “A castração, além de todos os benefícios, é um investimento para o Município”, defende o secretário André Silveira.
Outras ações - A Secretaria trabalha também com as campanhas de adoção responsável, como o Grito da Adoção. A 4ª edição acontecerá no dia 5 de outubro, das 13h30 às 17h, no Mercado de Pulgas (Feira Livre).
Educação - “O melhor investimento é aquele que fazemos com as crianças, eles devem crescer tendo consciência da importância da guarda responsável dos animais”, explica Silveira.
A SMMA, através da equipe técnica do CEMPRA, vai às escolas para falar sobre o tema com os pequenos. Escolas que tiverem interesse no bate-papo podem contatar através do: (51) 99448-9488.
Quem tem direito à castração gratuita? Podem solicitar a castração gratuita as famílias inscritas no CadÚnico, além de animais oriundos de fiscalizações, animais resgatados e encaminhados por ONGs.
Para solicitar, o cidadão deve procurar a Secretaria de Meio Ambiente (junto ao Zoológico), às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, portando RG ou documento com foto, comprovante do CadÚnico, declaração de testemunha de resgate ou ficha de adoção da ONG.
Na Secretaria é realizado o preenchimento da ficha de castração e, na sequência, é realizado o agendamento pelo CEMPRA.
Locais de atendimento - Castramóvel (Rua Conde de Porto Alegre, 77) e Clínica Dr. Salomão (Rua Moron, 1376).