A Sociedade Jacuí de Preservação Ambiental entregou, na manhã desta quinta-feira, conjuntos de lixeiras ecológicas a todas as escolas da rede municipal de ensino (uma para material reciclável e outra para materiais não recicláveis e mais um suporte para ambas). Ao todo, 46 conjuntos foram adquiridos com recursos de aproximadamente R$17 mil, provenientes da Vara de Execução Penal.
A iniciativa integra a programação da 2ª Semana do Rio Jacuí, que neste ano tem como tema “Rio Jacuí, nossa maior riqueza”. O objetivo da ação é promover a conscientização ambiental nas escolas, estimulando práticas sustentáveis.
O presidente da Sociedade Jacuí, Edson Roos, destacou que a reciclagem é hoje uma das principais alternativas para reduzir o acúmulo de resíduos e seus impactos ambientais. “A prática contribui para diminuir o uso de matéria-prima e possibilita o reaproveitamento de materiais descartados. Com a doação destas lixeiras, queremos fortalecer a educação ambiental e incentivar a coleta seletiva nas escolas”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Carla da Luz Zinn, reforçou a importância de cultivar a cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino. “É fundamental incentivar a educação ambiental, ampliando o trabalho que já existe nas escolas e fortalecendo o cuidado com o ambiente em que vivemos, especialmente com o nosso Rio Jacuí”, destacou.
Importante
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, parceira da iniciativa, fez o transporte das lixeiras para as escolas em que as direções não tinham condições de levá-las.
Autor: Patricia Oliveira Miranda