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30/01/2018
Sistema informatizado da Secretaria da Saúde garante mais recurso para Cachoeira

 

O Sistema Integrado Municipal de Saúde (Simus) demonstrou que sua implantação trouxe resultados positivos para o Município. O Secretário Municipal de Saúde Roger Gomes da Rosa e o coordenador administrativo da secretaria, Simon Boustany, acompanhados do diretor de TI da Metrosoft, Tonin Bolsan e da coordenadora de suporte da empresa, Caroline Menezes apresentaram ao prefeito Sergio Ghignatti os resultados de 2017.

O Simus tem a principal missão de transmitir informações precisas aos órgãos federais para aumentar os repasses ao município. Além disso, garante aos gestores os números reais sobre os serviços prestados. Hoje o sistema está implantado em 81 pontos entre unidades de saúde, Estratégias de Saúde da Família e prestadores de serviços como laboratórios. São um total de 534 usuários cadastradores para abastecerem o sistema com novos dados diariamente.

Um dos números apresentados pelo Simus é de que a UPA teve 26.961 pacientes atendidos entre os meses de julho e dezembro de 2017, sendo 26.333 cachoeirenses e 628 residentes em outras cidades. Somente em consultas, o sistema registrou o aumento de 136% de atendimentos em 2017. “Isso não significa que os serviços não eram prestados antes. No entanto, agora temos uma dimensão real do que estamos oferecendo à comunidade e isso representa aumento de faturamento para o município”, exemplificou Ghignatti.

Hoje, 70% dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cachoeira do Sul estão informatizados. Falta ainda a implantação do sistema nos Caps e no Centro de Saúde Princesa do Jacuí.

FATURAMENTO – Um dos exemplos do aumento de faturamento é nas ações complementares de atenção à saúde. No mês de julho de 2016 não foi recebido nenhum centavo, pois não havia informações sobre prestação deste serviço. No entanto, após a colocação de dados no sistema, em outubro de 2017 o retorno foi de R$ 36.610,20.

Outro salto foi nas informações prestadas sobre atendimento de profissionais de nível superior na atenção especializada (exceto médicos) que passou de R$ 13.362,30 em julho de 2015 para R$ 37.434,60 em outubro de 2017. “É enorme a quantidade de informação que se perde quando os registros são feitos em papel. A informatização é o caminho para que tudo seja registrado na hora e não se perca”, destacou Boustany.

O secretário Roger enfatizou que os resultados obtidos só foram possíveis devido ao comprometimento, dedicação e profissionalismo das equipes. “É o comprometimento de todos que permite que o sistema receba os dados. É uma dedicação diária mas que felizmente estamos tendo”, sintetizou Roger

Os benefícios do Simus

– Focar as equipes da saúde no atendimento clínico

– Criar um prontuário único e completo compartilhado

– Integra profissionais clínicos, prestadores e gestão

– Informações acessíveis, tornando o diagnóstico mais preciso

– Melhora o resultado financeiro da gestão municipal de saúde

– Redução de gastos com prestadores

– Redução de duplicidade nas consultas, receituários exames

– Redução de gastos com papel e impressões em excesso

IMPORTANTE

O Simus passou a ser usado ainda em 2015 e foi sendo ampliado durante o ano de 2016. Os resultados de 2017 são oriundos do processo gradual de implantação do sistema.

 
 
 
 
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