26 JAN 2018
TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
Prefeitura inaugura o Cras do Tibiriçá

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretária de Trabalho e Ação Social (Stas) inaugurou nesta sexta-feira (26) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania, localizado no bairro Tibiriçá. O prédio foi construído com recurso federal de R$ 383.560,00 através do Ministério do Desenvolvimento Social e R$ 4,5 mil de contrapartida da Prefeitura de Cachoeira do Sul, totalizando uma área construída de 165,30 metros quadrados.

O projeto de arquitetura foi fornecido pelo Ministério, seguindo o padrão arquitetônico de todo o Brasil e os projetos complementares foram elaborados pela engenheira Lívia Pavanello, da Prefeitura de Cachoeira do Sul. A empresa responsável pela obra foi a Koch, de Sertão Santana.

O Cras é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica dos Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Sua principal função é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais.

O Secretário de Trabalho e Ação Social Newton Fortes, lembrou que o novo Cras passará a atender também os moradores do Bairro Noêmia. “Temos aqui uma estrutura bonita, nova e com condições adequadas para atender a todos”, destacou Fortes.

O prefeito Sergio Ghignatti enfatizou o trabalho iniciado pelo Governo Neiron Viegas. “É preciso ter consideração e respeito a quem começou o trabalho. Foi na gestão dele que a obra começou. Graças a isso temos um espaço com mais condições físicas e de pessoal”, frizou Ghignatti.

O que é ofertado no Cras:

– Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF),

– Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

– Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos

– Atendimentos de famílias do Cadastro Único, Programa Bolsa Família, dentre outros programas sociais.

– Atendimento Interdisciplinar de Assistentes Sociais, Psicólogos, Educador Social, entrevistadoras do Cadastro Único, agente de esportes, entre outros

– Encaminhamento de famílias a benefícios eventuais, BPC, passe livre, entre outros

Quem vai compor a equipe

– 2 Assistentes Sociais com 40 horas cada