18 JAN 2018
DVS faz escalas de vacinas para evitar o desperdício de doses

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) divulgou a escala de disponibilização de vacinas BCG e febre amarela nos postos de saúde e Estratégias de Saúde da Família de Cachoeira do Sul. De acordo com a equipe técnica do DVS, a escala foi pensada pelo Setor de Imunizações para evitar o desperdício de doses devido à validade dos frasco e por situação de desabastecimento nacional de BCG segundo a nota informativa nº 134 do Ministério da Saúde.

De acordo com o enfermeiro Joacir Gabriel Pereira Alves, a validade do frasco com imunização contra febre amarela, após aberto, tem validade de 6 horas após a reconstituição. Além disso, recomenda-se a abertura dos mesmos após as 9h da manhã, assim sua duração após aberto chegará até as 15h, próximo ao fechamento das unidades, possibilitando um maior controle de perdas técnicas e otimização das doses. Cada frasco contêm 5 doses.

No caso da BCG, que encontrando-se em desabastecimento nacional, provisoriamente será aplicada somente nas unidades básicas de saúde, devido a menor perda técnica. Mantém-se a mesma orientação quanto a horário de abertura para otimizar estas doses, ou seja, próximo as 9h da manha até as 15 h. O frasco de BCG tem 10 doses cada.

ESCALA DE VACINA FEBRE AMARELA

Segunda-feira