05 OUT 2017
Ministério da Saúde concede repasse de R$ 100 mil para a UPA

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta quinta-feira (05) o repasse de recursos federais para custear e qualificar os serviços ofertados à população de 46 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), entre elas a de Cachoeira do Sul, que entrou em funcionamento no último dia 20 de julho, e passará a receber R$ 100 mil por mês do Governo Federal . “A partir de agora, esses municípios poderão contar com o apoio do governo federal para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população. Nessa gestão, todos os pedidos para habilitação de UPAs dos municípios que entregaram a documentação correta foram atendidos. Não existe mais nenhuma solicitação pendente no Ministério”, enfatizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A habilitação da UPA/Cachoeira é aguardada pela Prefeitura de Cachoeira do Sul desde 20 de setembro, pois o período esperado para a concessão da habilitação é de dois meses após a abertura. Hoje o Executivo investe mensalmente R$ 600 mil para custear o atendimento da UPA, que é administrado pelo Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). Agora, após ser habilitada, a Prefeitura entre em fase de qualificação, onde o técnicos do Governo Federal vem ao Município para avaliar se a unidade está dentro da padronização exigida. Com isso, a UPA recebe mais R$ 175 mil mensais.

GOVERNO DO ESTADO – Uma das resoluções da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) deste ano prevê que a partir da habilitação os municípios já recebem mais R$ 100 mil do Governo do Estado. Após a qualificação, o Governo do Estado ainda deve repassar mais R$ 35 mil, somando R$ 135 mil de recurso estadual. No total, quando a Prefeitura tiver todos os repasses esperados receberá mensalmente R$ 305 mil, precisando completar o pagamento do serviço com mais R$ 295 mil.