15 AGO 2017
Prefeitura prepara a 1ª Confêrencia de Vigilância em Saúde

A Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta-feira (17) a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde com o tema: “Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde”. O encontro será a partir das 8h, na Associação de Aposentados e Pensionistas de Cachoeira do Sul. A coordenadora do departamento de atenção à saúde, Denise Caspani, explica que as conferências são um importante espaço de participação social, exercício da cidadania e do controle social, onde a população organizada apresenta a sua visão da realidade da situação de saúde do seu território e expõe seus anseios e necessidades, definindo as diretrizes para a formulação das políticas públicas. Essa visão ajudará na definição de ações prioritárias a serem realizadas nos municípios, nas regiões de saúde, nos estados e em âmbito nacional.

De acordo com Denise, a Política Nacional de Vigilância em Saúde tem um papel estratégico e pedagógico importante, na medida em que se configura como instrumento integrador da Vigilância em Saúde como campo da Saúde Pública, devendo ser trabalhada em consonância com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta conferência pretende apresentar os temas e as propostas nos eixos da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) em suas etapas municipal, estadual e nacional, sem excluir outras questões afetas à Vigilância em Saúde.

EIXOS – Em cada eixo são apresentadas propostas que propiciarão os debates nas etapas da conferência, nas conferências livres, nos fóruns e nos grupos de discussão. O Eixo Central da

Conferência Nacional de Vigilância em Saúde terá o tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo brasileiro – fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde”. A Vigilância em Saúde tem seu foco nas ações de controle dos determinantes, condicionantes, dos riscos e dos agravos à saúde da população em determinado território. A Vigilância em Saúde é constituída pelas vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador. “Esperamos um público em torno de 100 pessoas. O convite está também nas redes sociais, o que significa que possa superar esse número”, destaca Denise.

Escolha dos delegados

A escolha dos delegados acontece no final da conferência por votação entre as pessoas indicadas pelas entidades como candidatas a delegadas. Apenas essas podem votar e ser votadas. Mas a participação nas discussões é aberta a toda população.

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde – 1ª CVS/RS acontece entre 6 e 8 de outubro de 2017, em Porto Alegre. O processo culminará com a Etapa Nacional de 21 a 24 de novembro de 2017. O Rio Grande do Sul elegerá doze propostas prioritárias de âmbito nacional e 64 delegados (as).

8h30min – Abertura;

9h – Leitura/Discussão e Aprovação do Regimento Interno;

9h30min – Painel: “O PAPEL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA INTEGRALIDADE DO CUIDADO INDIVIDUAL E COLETIVO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE”

10h15min – Coffee break;

10h30min – Painel: “O PAPEL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA INTEGRALIDADE DO CUIDADO INDIVIDUAL E COLETIVO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE”;

11h15min – Organização dos Grupos de Trabalho;

11h45min – Intervalo;