27 OUT 2017
Fiscais de posturas de olho nos terrenos sujos

A Secretária Municipal de Obras lançou nesta sexta-feira (27) uma campanha de conscientização para que os proprietários de terrenos baldios façam a limpeza das áreas. Em um prazo de 10 dias, os cinco fiscais de posturas que atuam no setor começam a fiscalização destes espaços. A multa para quem estiver com terreno sujo é de 10 URMs, o que corresponde a R$ 585,00. Se em 30 dias não for feita a limpeza, é aplicada um nova multa no mesmo valor.

Os terrenos baldios são espaços das cidades que estão vazios, sem moradores e por conta disso, muitas vezes, ficam com vegetação alta e tornam-se depósitos de lixo e entulho. Geralmente a vegetação avança e até a calçada, que também é de responsabilidade do proprietário. A falta de limpeza nesses terrenos pode gerar diversos problemas que vem junto com o crescimento do mato como a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

A chegada dos dias mais quentes faz com que a vegetação cresça ainda mais rápido e ainda mais animais e insetos surjam. É por isso que precisamos começar agora um trabalho intensivo com relação a isso”, explica Clausiane Tatsch, chefe do setor.

PROBLEMAS – Além disso, o mato alto aliado ao acúmulo de lixo pode facilitar a formação de reservatórios de água, que se tornam criadouros do mosquito. Dessa forma, a ação das equipes de combate à dengue também é prejudicada pela dificuldade de acesso ao local.

Outro problema ocasionado pela presença desses detritos nos terrenos abandonados ocorre nas épocas de chuva, quando a enxurrada pode carregá-los, contribuindo com o entupimento de bueiros e canais de escoamento de água e provocando alagamentos na região.

ATENÇÃO

A responsabilidade pela conservação desses terrenos é exclusiva de seus proprietários que devem se conscientizar da importância em mantê-los sempre limpos. É quando eles não exercem seus deveres que a Prefeitura toma as ações cabíveis para que o proprietário cuide do terreno.