27 OUT 2014
“Siga Livre” da 5 Esquinas já está em fase de construção

O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal está realizando mais uma melhoria no trânsito cachoeirense, desta vez na 5 Esquinas, onde haverá um sistema de “siga livre” da Rua Bento Gonçalves para a Júlio de Castilhos.

O sistema vai beneficiar o fluxo de veículos que ingressam na Bento, pelo Colégio Borges de Medeiros, não precisando esperar o semáforo para entrar na Júlio. Os caminhões não poderão utilizar este sistema, tendo que esperar pelo semáforo.

Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Neiron Viegas esteve visitando a obra que teve uma série de medidas tomadas para esta melhoria, sendo que foram removidos 28 metros quadrados de calçada para fazer o alargamento da via, possibilitando assim uma facilidade do condutor ao fazer o contorno, dando também mais espaço para o fluxo dos veículos.

Segundo o coordenador do departamento, Oberdan Ezequiel, tachões vão guiar o fluxo da via do “siga livre”, desde a Bento até a Júlio, fazendo a condução dos veículos com maior segurança.

“Os condutores que vierem da Avenida Brasil, ao ingressarem na Júlio, não serão atrapalhados pelo fluxo do “siga livre”, pois os tachões vão separar a via para garantir a segurança e ordem do trânsito”, explica Oberdan.

A parada de ônibus da Rua Júlio de Castilhos, que ficava quase em frente à Agafarma, vai ser deslocada por pelo menos 30 metros abaixo e neste local será implantado um espaço de duas vagas para veículos com 15 minutos de tolerância, estando ainda com pisca alerta ligado.

Placas de sinalização serão colocadas para informar os motoristas e os semáforos vão sofrer alterações, o que demandará mais atenção dos motoristas neste primeiro momento, para não haver confusão.

“É importante salientar que o fluxo no trânsito da 5 Esquinas continuará normal, como sempre foi, sendo que a única mudança é nesta parte da via”, falou Oberdan.

Um guarda corpo foi colocado na calçada para orientar e dar segurança aos pedestres. Todo o serviço feito, teve embasamento e estudo técnico, com indicação do Conselho Municipal de Trânsito.

LOMBADA E FAIXA ELEVADA – Outras duas intervenções feitas pelo Departamento de Trânsito foi a construção de uma lombada física (quebra-molas) na Rua Marcílio Dias, próximo ao colégio Getúlio Vargas. Outra intervenção na mesma rua será feita próximo ao colégio Sagrado Coração de Jesus, onde será colocado tachões para induzir a redução de velocidade.

Já na Rua Alarico Ribeiro, foi construída a primeira faixa de segurança elevada da cidade. Esta faixa elevada foi embasada pela resolução 495/14 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Todas as alterações realizadas no trânsito são avaliadas e executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Planejamento.

IMPORTANTE

A pintura do quebra molas e da faixa de segurança elevada vai levar ainda algum tempo para ser feita, até que o asfalto que as compõe esteja curado, evitando assim o desperdício de material.

ATENÇÃO

Nesta sexta-feira, a partir das 7h, em alguns momentos o trânsito na 5 Esquinas vai ser desviado em função da readequação dos semáforos.