27 NOV 2018
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Todeschini recebe licença para investir R$ 101 milhões em Cachoeira do Sul

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença que autoriza o início das obras da empresa Pamplac Indústria de Painéis (Grupo Todeschini) em Cachoeira do Sul.

Trata-se de investimento de R$ 101 milhões em uma indústria para beneficiamento de toras de Pinus, visando a produção de madeira serrada e pellets, que deve gerar cerca de 90 empregos diretos e mais 200 na operação florestal já existente.

A capacidade produtiva mensal do empreendimento será de 16 mil ton/mês de toras, desdobradas em 8 mil m³/mês de tábuas de variadas medidas e 2,6 mil ton/mês de pellets tipo A1 (biocombustível).

As edificações do complexo atingirão 27,5 mil m² em uma área total de 68 mil m². “O projeto da Todeschini prevê uma receita anual de R$ 110 milhões/ano, entre o processo industrial (R$ 90 milhões) e atividade florestal (R$ 20 milhões)” explica o secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet.

Obras iniciam imediatamente

Segundo o diretor industrial da Todeschini, Jorge Palastrelli, as obras do complexo industrial a ser implantado na localidade do Piquiri/Mineração iniciarão ainda neste mês de novembro.

Concomitante a terraplanagem da área de 6,8 hectares, a Prefeitura, através da secretaria do Interior e Transportes, fará o rebaixamento de um trecho de aproximadamente 300 metros da estrada para facilitar o acesso de caminhões à indústria. “Vamos iniciar imediatamente a adequação do nível da via ao patamar do terreno onde serão construídos os pavilhões” informa o secretário Paulão Trevisan.

Incetivos municipais

Além do nivelamento e conservação na estrada da Mineração, a Prefeitura se comprometeu com incentivos à Todeschini, como isenção de impostos, taxas e contribuições por 10 anos, entre outros.