05 ABR 2019
Laboratório de Pesquisa para Barragens

O Curso de Engenharia de Transporte e Logística da UFSM através Coordenador do Curso Lucas Veiga e do Professores Daniel Winter juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e na presença dos Vereadores Jeremias Madeira, Noeli Cabral e Telda Assis estiveram reunidos ontem em Porto Alegre com o subchefe da Defesa Civil Estadual Tenente Coronel Rodrigo da Silva Dutra e do Coordenador Regional Gerson Freitas Marques para apresentar o Projeto de criação de um laboratório de Pesquisas para implantação, monitoramento e avaliação de Barragens junto ao Campus da UFSM de Cachoeira do Sul. Estiveram presentes na reunião o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz e o Engeneheiro do IRGA Décio Collatto.

O grupo iniciou as tratativas para implantação de um laboratório destinado ao desenvolvimento de pesquisas e o acompanhamento da situação das barragens no Estado, o principal objetivo é promover a pesquisa e prestação de suporte técnico aos empreendedores para obtenção de licenças. Os professores e engenheiros se colocarão à disposição da Defesa Civil para elaboração de estudos na área de barragens, entre elas a do Capané, em Cachoeira do Sul. Melhorando as condições de segurança com estágios de sondagem e análise do solo, por exemplo.

O projeto do laboratório foi entregue a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil a qual sugeriu o levantamento de custos para implantação do Projeto para buscar auxiliar na intermediação da captação de recursos federais e a reunião encaminhou a possibilidade um convênio entre o IRGA e a UFSM para o desenvolvimento das primeiras ações na Barragem do Capané.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024