05 ABR 2019
Chuva forte causou estragos em Cachoeira

O aviso meteorológico emitido ontem pela Defesa Civil, recebido do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, CEPETC, acabou por se confirmar através de chuvas intensas que atingiram Cachoeira do Sul na noite de ontem, os volumes intensos entre 20h30min e 22h acabaram por gerar uma forte enxurrada que gerou um colapso da drenagem pluvial em bairros do Município e na localidade de Piquiri/Posto Schell.

O alto volume de água em pouco tempo aliado a obstáculos decorrentes de resíduos em bueiros e sangas colapsou em alguns pontos a drenagem pluvial causando danos e prejuízos para Cachoeira do Sul. Na Rua Esperanto entre as ruas Conde de Porto Alegre e General Osório a canalização do Arroio Amorim não suportou o volume da água e acabou rompendo, arrastando o aterro e calçamento de metade da rua, sendo necessária a interdição da rua pela Defesa Civil. Ainda durante a noite servidores da Secretaria Municipal de Obras vistoriaram o local para encaminhar os reparos assim que o tempo estiver seco para evitar novos deslizamento. Na Avenida Orlando da Cunha Carlos, na Escola Alarico Ribeiro, professores e alunos tiveram dificuldades em sair da escola, pois se formou um açude na rua impedido a passagem voluntária da comunidade iniciou o trabalho de limpeza do bueiro até a chegada da Defesa Civil sendo constatados resíduos sólidos e descarte de vegetação no bueiro, com a retirada deste material á água baixou. No Bairro Fátima a rua Henrique Ghignatti também foi coberta de água e lama, invadido três residências, sendo necessária o abrigamento de uma família pela STAS, foram registradas inundações em residências nos Bairro Noêmia, Marina, Poço Comprido e Santo Antônio.

No interior do município, foram registradas inundações em residências na Vila Piquiri/Posto Schell, e a enxurrada que passou por cima da Ponte da 109 levou o aterro de uma das cabeceiras, a SMIT já nesta manhã refez o aterro liberando a passagem aos moradores.

Os pluviômetros automáticos instalados em Cachoeira do Sul pelo Centro Nacional de Alerta e Monitoramento de Desastres Naturais, CEMADEN, registraram na Estação de Três Vendas 89,8mm; no Piquiri Vila Vargas 83,4mm e no Piquiri Posto Schell 111,4 mm.

A Defesa Civil alerta que ainda há previsão de chuvas intensas, possibilidade vendavais e granizo para o Estado do Rio Grande do Sul para as próximas 48h, portanto pede atenção à comunidade principalmente pelo fato do solo estar muito úmido o que pode acarretar em movimentação de massa e também queda de árvores. E, caso de emergência a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (51) 997732913 ou com o Copo de Bombeiros pelo 193