17 MAI 2019
Projeto Núcleo de Iniciação Esportiva começa neste sábado

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal dos Desportos, SMD, inicia neste sábado (18) o projeto Núcleo de Iniciação Esportiva, integrando o Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer.

O Projeto Núcleo de Iniciação Esportiva tem por objetivo oferecer a crianças e adolescentes de Cachoeira do Sul a prática da iniciação esportiva através das modalidades de futebol, vôlei, basquete, handebol e canoagem através de treinamentos específicos e ações transversais direcionadas a educação ambiental, inclusão social e a formação de cidadãos, como forma de combate aos riscos sociais que atingem a infância e a adolescência.

Toda e qualquer criança ou adolescente, com idade mínima de nove anos, residente no município de Cachoeira do Sul, pode participar do projeto observando-se os limites e critérios para preenchimento das vagas disponibilizados pelo projeto, bastando preencher a ficha de inscrição diretamente na Secretaria Municipal dos Desportos, na Rua Ramiro Barcelos, n° 2121, junto ao Ginásio Municipal. Os interessados podem buscar informações sobre os horários e normas de funcionamento em: www.smdacachoeira.blogspot.com.

De acordo com o secretario de Desportos, Edson das Neves Júnior, o projeto terá como base principal o Ginásio Municipal Derli Steinmetz, onde funcionará a coordenação do projeto e sede das primeiras aulas. O projeto terá como responsáveis técnicos os professores José Antônio Terra de Oliveira, Acilon Brum Almansa Carlos, Cristiano Garcia e Raufer da Silva Costa e o estagiário Bruno Dutra. A equipe técnica trabalhará treinando fundamentos técnicos e físicos de cada modalidade incluindo ao dia a dia temas transversais, avaliações e acompanhamento escolar buscando a formação social integral de crianças e adolescentes.

PRIMEIROS APOIADORES: O Projeto aposta na realização de parcerias público-privadas para a qualificação e ampliação do Projeto, o Lions Fandango realizara a compra de bolas e equipamentos para as aulas, a Loja Lauri Esporte também apoiara ao projeto e a Empresa Horbach já esta em tratativas para sediar em suas instalações um Núcleo na Zona Norte do Município.

PRIMEIRA AULA: A primeira aula do Núcleo de Iniciação Esportiva acontecerá neste sábado, dia 18 de maio no Ginásio Municipal Derli Steinmetz. Entre às 8h e 10 h da manhã será realizado o encontro do basquete para todas as idades e realização de inscrições. Entre às 10h às 12h será realizado o vôlei. Todos estão convidados a participar. Após esta aula serão organizadas as turmas de acordo com as idades dos participantes.

A SMD continuará a busca por apoiadores para este projeto que iniciará junto ao Ginásio Municipal, mas que poderá ser ampliado para outros pontos do Município de acordo com a procura e capacidade de ampliação de Núcleos. É um trabalho voltado a formação de base e qualidade de vida de crianças e adolescentes e, que em um futuro pode render atletas para equipes de competições, pois o foco principal neste primeiro momento é a formação técnica, física, inclusão e integração entre crianças e adolescentes através do esporte.