23 JAN 2020
Todesmade com meta de inaugurar em setembro deste ano

O grupo Todeschini planeja inaugurar no próximo mês de setembro a sua nova planta industrial de beneficiamento de madeira, na localidade de Mineração, interior de Cachoeira do Sul. Inicialmente chamada de Pamplac, a indústria agora recebeu oficialmente o nome de Todesmade Indústria de Madeiras e Artefatos LTDA. A obra está sendo feita a 55 quilômetros do centro da cidade (30 quilômetros de asfalto e mais 25 quilômetros de estrada de chão). O cronograma de construção civil e instalações da Todesmade está dentro do planejado pela empresa Todeschini, que tem sede em Bento Gonçalves e por isso a data de início das atividades já é planejando para o mês de setembro. O investimento total é estimado em R$ 101 milhões.

O gerente da planta, Sidiano Valduga, que seguirá depois como gerente do empreendimento, explica que há máquinas nacionais e importadas que devem chegar até o final deste mês de fevereiro e já devem ser montadas e testadas. Uma caldeira de produção de vapor de 25 toneladas por hora com 19 metros de altura foi o primeiro equipamento a chegar e está em fase de montagem. A indústria contará com cinco prédios: serraria (para o corte e descasque da madeira), remanufatura (para classificação da madeira serrada e fábrica de pellets), caldeira, manutenção e o último que abrigará escritório, refeitório e vestiário. As edificações do complexo atingirão 20 mil m² em uma área total de 68 mil m².

As toras de pinos serão a matéria-prima da Todesmade, que serão descascadas e as cascas se tornam biomassa para a caldeira, que gera vapor que é utilizado na secagem das tábuas. A serragem da madeira (que é um subproduto) é compactada com 10% de umidade e se torna em pellets, que é um biocombustível sólido. Tanto a madeira seca quanto os pellets têm como foco a exportação, mas os clientes finais ainda não estão definidos.

NOVA TODESMADE – Valduga explica que, apesar de levar o mesmo nome da antiga indústria Todesmade, que ficava na Vila Vargas, a nova planta é totalmente diferente da anterior. “Esta nova planta chega com um conceito diferenciado de tecnologia, eficiência e produção”, frisa ele. A meta é produzir 8 mil metros cúbicos por mês de madeira seca e 2,6 mil toneladas de pellets. A meta da Todesmade é retirar madeira de uma floresta própria estimada em 10 mil hectares e, se necessário, adquirir de outras empresas.

Três empresas trabalham no canteiro de obras

Neste período, três empresas estão no canteiro de obras para erguer os 5 prédios e colocar todo o sistema em funcionamento. São prestadores de serviço a Eletroservice (parte elétrica e de comunicação), Technika (construção civil) e Intecnial (montagem mecânica). A previsão é de que no mês de maio, período em que a obra deve alcançar o seu ápice, 160 trabalhadores estejam no local prestando serviço.

A seleção de trabalhadores para a Todesmade ainda não aconteceu. No entanto, com a proposta de aproveitar mão de obra de moradores da região, foi feita uma pré-seleção onde foram encontradas 144 pessoas que tem interesse em trabalhar na indústria. “Teremos algumas pessoas que virão de outras cidades, mas a maioria dos colaboradores certamente serão de Cachoeira do Sul”, enfatiza o gerente da planta, que já está de malas prontas para vir de Bento Gonçalves com a família para residir na cidade.

Prefeitura parceira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul foi parceira da Todeschini desde o início da implantação do projeto. Toda a obra de rebaixo e aterro da estrada ao redor de onde será a planta foi feita pela Secretaria Municipal de Interior, somando uma área de 350 metros de extensão e 22 metros de largura. Há trechos onde foi preciso cavar mais de 4 metros até que se chegasse ao nível indicado pelos topógrafos.