27 JAN 2020
Campanha #usecamisinha

Hoje, no Brasil, 93% das pessoas diagnosticadas com HIV positivo já estão em tratamento com níveis indetectáveis para o vírus. Por outro lado, existem cerca de 135 mil brasileiros infectados pelo HIV e não sabem. Por isso, é fundamental fazer o teste de HIV. Quem se protege não se questiona "E se?".

#usecamisinha

O QUE FAZER????

E SE EU NÃO USEI CAMISINHA???

A testagem para HIV não deve ser realizada imediatamente após a relação desprotegida. Isso porque o corpo demora cerca de 30 dias para produzir anticorpos suficientes contra o HIV capazes de serem detectados pelos testes. Caso os testes sejam realizados dentro desse período, o resultado pode ser negativo (não reagente), mesmo a pessoa tendo sido infectada. Desta forma, é necessário aguardar pelo menos 30 dias (janela imunológica) após a exposição de risco para realização do teste rápido.

Caso a relação desprotegida tenha sido em menos de 72 horas, procure uma unidade de emergência e será avaliado o uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Você precisa realizar o teste de HIV e outras ISTs.

Avaliar com os profissionais de saúde sobre outras medidas de prevenção do HIV.

Além do HIV, a camisinha previne outras ISTs.

E SE O TESTE DER POSITIVO??

Quanto antes iniciado o tratamento, melhores são os resultados. O tratamento é integralmente disponibilizado pelo SUS.

Os Serviços de Saúde do SUS são responsáveis por oferecer o cuidado integral, que inclui o tratamento medicamentoso e os exames necessários para todas as pessoas diagnosticadas.

Seguir o tratamento é fundamental para o controle do vírus HIV e o alcance de índices indetectáveis do vírus. A carga viral indetectável, além de diminuir o adoecimento e até a morte, não transmite o vírus. Porém, deve-se cuidar das outras ISTs.

A pessoa diagnosticada com HIV precisa adotar medidas de prevenção para evitar a transmissão para outras pessoas, a sua reinfecção pelo HIV ou a infecção de outra IST.

Fazer exames para outros agravos transmissíveis sexualmente.

E SE O TESTE DER NEGATIVO???

Mesmo com o resultado negativo no teste é importante continuar se prevenindo. O SUS oferece camisinha masculina e feminina gratuitamente, além de outras medidas de prevenção. Informe-se na Unidade de Saúde mais próxima a você.

É importante lembrar que o corpo demora cerca de 30 dias para produzir anticorpos suficientes contra o HIV capazes de serem detectados pelos testes. Caso os testes sejam realizados dentro desse período, o resultado pode ser negativo (não reagente), mesmo a pessoa tendo sido infectada. Desta forma, é necessário aguardar pelo menos 30 dias (janela imunológica) após a exposição de risco para realização do teste rápido.

PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE E FAÇA SEU TESTE RÁPIDO!!

Prevenção ainda é o melhor remédio..

Fonte: Campanha Ministério da Saúde

AMBULATÓRIO VIDA